FUNDOS DE INVESTIMENTO
Por: Charles Maciel • 22/10/2017 • Artigo • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Mercados Financeiros
Charles Fernando Maciel de Almeida
Gabriel Monteiro Bastos
Rodrigo Salomão Martins Figueiredo
Barueri
2017
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter lucro com a compra e venda de títulos e valores mobiliários, de cotas de outros fundos ou de bens imobiliários, no Brasil e no exterior.
Renda fixa
Termo genérico para designar títulos que pagam uma certa remuneração, que pode ser definida ou no momento ou no final da aplicação, em períodos definidos. na compra de um título dessa espécie está se emprestando dinheiro para o emissor, esse tipo de investimento não garante que o investidor estará isento de oscilações de investimento. Dividem-se em dois, são:
* Prefixados, cuja a remuneração é definida no momento da aplicação;
* Pós fixados, a remuneração deste é definida no final da aplicação pois o rendimento é definido com base na variação de um determinado índice, geralmente usados o IPCA, taxa de inflação, taxa Selic, mais uma taxa de juros.
Exemplos de fundos de renda fixa são os títulos de depósito bancário (CDB) que são emitidos para financiar as atividades dos bancos; a letra de crédito imobiliário (LCI) dinheiro captado pelas instituições financeiras para o financiamento, construção e reforma de imóveis; letra de crédito do agronegócio (LCA) capital investido no financiamento no agronegócio, e letras de câmbio (LC), títulos oferecidos pelas chamadas financeiras onde o emitente é o devedor e o beneficiário é a pessoa que investe. Esses produtos estão protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos, associação que garante socorro ao correntista até o teto de 250 mil reais.
Exemplo de Fundo de renda fixa
Bradesco FIC Renda Fixa Referenciado DI HiperFundo
PÚBLICO-ALVO
O fundo destina-se ao público em geral que busca rentabilidade de baixo risco que são correntistas do Bradesco
Objetivo
O objetivo do fundo é obter rentabilidade que busque acompanhar as variações das taxas de juros praticadas no mercado de depósitos interbancários (CDI), através da atuação preponderante no mercado de taxa de juros doméstica. A rentabilidade do FUNDO variará conforme o patamar das taxas de juros
Regulamento
O Regulamento está disponivel no seguinte endereço eletronico: https://wwwss.shopinvest.com.br/infofundos/ConsultaInformativo.do?site=VAREJO&codigoFundo=26&codigoTipoDocumento=9&nomeFundo=Bradesco%20FIC%20Referenciado%20DI%20Hiperfundo
Política de Investimento
O fundo pretende atingir seu fundo de investimento no mínimo de 95% de seu Patrimônio de cotas de Fundos de Investimentos Referenciados do DI, que possuam como política de investimento aplicar no mínimo , 95% de seus recursos em ativos financeiros e modalidades de forma a acompanhar , direta ou indiretamente, a variação do CDI, devendo o percentual residual ser aplicado somente em aplicações permitidas para fundos de investimento a curto prazo. Além disso, no mínimo 80% da carteira desses Fundos de Investimento deve ser composta por títulos públicos federais ou/e títulos privados de baixo risco de crédito de equivalentes , com certificação da agência de classificação de riscos localizada no país. As operações nos mercados derivados desses Fundos de Investimentos devem ser limitadas àquelas realizadas com objetivo de proteger as posições detidas à vista até o limite delas
Tributação
Os Cotistas do Fundo serão tributados, pelo imposto de renda sobre os rendimentos auferidos, no último dia útil do mêses de maio e novembro de cada ano a alíquota de 15%. Adicionalmente, por ocasião do resgate das cotas, será aplicada a alíquota complementar de acordo com o prazo de aplicação conforme abaixo:
1-7,5% com prazo de 180 dias; 2- 5% com prazo de 181 dias até 360 dias 3- 2,5% com aplicações de prazos de 361 dias até 720 dias e 4- 0% em prazos maiores de 720 dias.
IOF indicará sobre o valor de resgate, limitado ao rendimento da operação. A alíquota incidente é decrescente em função do prazo de aplicação, sendo que, a partir do 30º dia a alíquota passa a ser zero.
A situação tributária aqui descrita pode ser alterada a qualquer tempo, mediante alterações nas normas e legislações aplicáveis. Pode haver tratamento tributário diferente do adiante exposto, de acordo com a natureza jurídica do Cotista ou de acordo com a operação contratada pelo fundo.
Histórico de Rentabilidade
Riscos
...