Faculdade
Por: heloisa07082011 • 4/4/2015 • Projeto de pesquisa • 678 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
Estrutura do ativo
O Ativo circulante nos mostra o que a empresa possui, seria os seus bens e direitos.
Existem três tipos de ativos, seriam: Circulante, realizável a longo prazo e permanente. Cada ativo é realizado em um prazo diferente, significa transformá-lo em dinheiro.
- Circulante: Ativos que a empresa irá realizar ou receber em um prazo de um ano a partir da data do balanço.
Os ativos que podem ser considerados como circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, matérias-primas entre outros.
- Realizável a longo prazo: Ativos recebidos ou realizados após um ano.
Os ativos que podem ser considerados realizável a longo prazo, seriam: Créditos de coligadas/controladas.
- Permanente: Ativos realizados na empresa que não tem a intenção de vende-los a curto-prazo, mas de preservá-los para ter renda, na medida que o tempo passa.
Ativos que podem ser considerados permanente, seriam: Máquinas, equipamentos, veículos, móveis entre outros.
O ativo nos mostra as aplicações ou o uso dos recursos, já o balanço ele nos mostra as obrigações que a empresa utilizou para aumentar seus ativos ou mantê-los e também nos mostra como os recursos são distribuídos dentro do ativo. Um dos ativos mais importante seria o de curto-prazo, pois normalmente é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas.
Estrutura do Passivo
O passivo nos mostra as obrigações e dividas que a empresa tem, nele também existem três grupos: Circulante, exigível a longo prazo e patrimônio liquido. Nós também temos o passivo para efeito de analise, que seria: recursos de terceiros (dividas efetivas) e recursos próprios ( recursos que pertencem a sócios mas utilizados pela empresa).
- Circulante: São dividas que a empresa tem e precisa ser paga no prazo máximo de um ano a partir da data do balanço.
O passivo circulante tem como obrigação: salários, participações nos resultados, fornecedores ,imposto de renda, etc.
- Exigível a longo prazo: São dividas que a empresa tem e deve ser paga a partir de um ano.
Exemplos de contas que se encaixam no exigível a longo prazo: Contas a pagar, empresas coligadas/controladas, lucros acumulados, etc.
Estrutura da demonstração de resultados
A demonstração de resultados é diferente do ativo e do passivo que nos mostram os saldos das contas. A demonstração de resultado é feita com o objetivo de mostrar os resultados, ou seja, os lucros e prejuízos. Para chegar ao resultado é somado as receitas e diminui os custos, assim chegando ao valor. Temos duas demonstrações que seriam: Fontes de recursos e aplicações de recursos.
Fontes de recursos são todas as receitas, como : receita de venda, receita financeira.
Aplicações de recursos, são todas as despesas e custos, como: custos de produtos vendidos, despesas operacionais (com vendas, administrativas e financeiras).
Quanto maior o lucro da empresa maior será a capacidade para investir nos seus ativos utilizando seus próprios recursos.
Conceitos básicos de análise
Capital de giro
O capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizados para adquirir estoques, financiamento de vendas aos clientes (duplicatas a receber) e em caso de sobras utilizado em aplicações financeiras temporárias.
...