Faculdade
Por: Wace Pintura • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
Relatório de visita ao Catavento
Vitoria Rita Nº29 6ªB
A primeira estação foi a engenharia onde nosso guia apresentou o primeiro objeto do local, o banco de pregos. O banco apresenta uma divisão ao meio onde, de um lado havia maior número de pregos que o outro. Foi explicado que, onde havia maior número de pregos existe menor pressão e maior área. Apalpamos e até sentamos para confirmar o relato.
Na segunda experiência, ainda na área da Engenharia, vimos uma casa maluca de piso, parede e teto irregulares. Vimos experiências com uma bolinha que quando jogada a uma pequena distância retornou ao ponto de partida por que o piso era inclinado. Nela também vimos uma mesa que, a primeira impressão foi de que a mesa possuía uma inclinação para um determinado lado, mas após a mesma experiência com a bolinha, notamos que a inclinação dava-se para o lado oposto devido ao pé da mesa ser maior onde o piso inclinava-se.
Seguindo na área de engenharia, foi apresentando a alavanca. Nosso tutor informou que uma criança consegue levantar um adulto. O experimento foi testado com duas crianças escolhidas pelo guia, onde um senta-se na cadeira em um dos lados enquanto o outro com a força do braço impulsionava o lado para baixo. A princípio o aluno não conseguia abaixar o cabo, mas após o cabo ser esticado houve mais movimento da alavanca e o aluno conseguiu levantar o outro.
O último experimento da área de engenharia foi a cadeira giratória. Observou-se que quando alguém sentava nela e ficava com braços e pernas esticadas sua rotação era lenta já quando o aluno ficava encolhido a cadeira tinha maior velocidade ao girar devido a massa corpórea concentrada do aluno ao encolher-se.
A segunda estação foi a de astronomia e a sala foi a sala da lua. O ambiente foi montado de forma que sentimos como se estivéssemos mesmo na Lua. O chão era plano mas refletia imagens de pequenas crateras e de algumas pedras lunares. Havia na sala uma imagem de astronauta e do primeiro homem que pisou na Lua. Esta pegada nunca foi apagada porque na Lua não existe atmosfera e logo, não existe ventos nem chuvas.
A segunda sala era revestida de pequenos orifícios que pareciam telescópios onde vimos imagens de planetas, galáxias, estrelas, etc.
Na terceira sala visualizamos uma mesa redonda com um ponto marcado para a identificação do Sol. Nossa guia fez uma demonstração das órbitas dos planetas. Ela jogou três bolas, que representavam Mercúrio, Terra e Plutão, sobre a mesa e observamos que quanto mais perto do centro, maior velocidade a bolinha adquiria, o que significa que quanto mais perto do Sol, maior velocidade de translação. Soubemos que 1 ano em Mercúrio equivale a 85 dias da terra.
Outra parte interessante foi uma sala onde havia uma pequena tela que nos mostrava algumas estrelas. Recebemos a informação de que cada estrela tem uma cor e que as que mais se destacam são as que têm as cores vermelha, amarela ou azul. Nossa guia disse que a estrela chamada “Mu Cephei” tem o mesmo tamanho da órbita de saturno e que a velocidade da luz é de 300.000 Km/s.
...