Faculdade de Física e Química da Universidade
Por: Gabriel Madeira • 20/8/2022 • Bibliografia • 315 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Na Faculdade de Física e Química da Universidade X, há 27 professores. A maioria percebe a necessidade de atualizar-se. Sentem que, por terem tido sua formação em uma concepção de ensino tradicional, necessitam de uma formação específica relacionada às tecnologias e à aplicação de procedimentos metodológicos mais inovadores a permitirem o atendimento adequado às novas demandas e complexidades geradas por sua prática docente atual.
Os professores possuem doutorado ou mestrado na área de conhecimento que ensinam, mas poucos dispõem de formação específica em didática (apenas oito). Por outro lado, 17 professores possuem mais de 10 anos de experiência docente universitária, e os demais possuem menos.
Com estes dados, devem ser definidos os seguintes elementos da proposta de formação concreta:
- Os objetivos da ação formativa.
- Desenvolver, colaborativamente, a persona e o mapa de empatia de um aluno universitário dos cursos de Química e Física.
- Discutir e refletir sobre as práticas docentes tradicionais e se estão, realmente, tendo resultados positivos focando na persona e no mapa de empatia.
- Debater sobre as principais teorias de aprendizagem, fazendo com que os professores utilizem a empatia para entender o processo de aprendizagem.
- Elaborar documento colaborativo com diferentes estratégias de ensino focados na aprendizagem dos alunos e nas experiências de sala dos professores.
- Analisar o documento final e planejar a programação didática com uso das estratégias indicadas no documento.
- O modelo de formação do professorado.
- Formação continuada
- Os tipos de modalidades formativas.
- Oficina
- Projeto de inovação
- Os conteúdos da formação.
- Persona e mapa de empatia
- Teorias da aprendizagem
- Professor reflexivo
- Programação didática
- Estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras
- TIC na educação
- A duração da ação da formativa.
- 60 horas
...