Fayol - Administração Industrial e Geral (resenha)
Por: Guilherme Andrade • 6/11/2019 • Resenha • 705 Palavras (3 Páginas) • 513 Visualizações
FAYOL, Henry. Administração industrial e geral
No livro teoria da Administração Industrial de Fayol, nas páginas 23 a 26 temos uma conceituação do termo Administração no capítulo 1. O conjunto das operações de toda a empresa pode ser dividido em 6 grupos:
Operações Técnicas: Produção, fabricação, transformação.
Operações comerciais: Compras, vendas, permutas.
Operações financeiras: Procura e gerência de capitais.
Operações de Segurança: Proteção de bens e pessoas.
Operações de Contabilidade: Inventários, balanços, Preços de Custo, Estatística.
Operações Administrativas: Previsão, Organização, direção, coordenação e controle.
Esses grupos existem em qualquer empresa. Essas 6 funções essenciais vivem em estreita interdependência.
PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
A função administrativa tem por órgão e instrumento o corpo social, restringe-se apenas ao pessoal. E para o bom funcionamento do corpo social são necessárias condições que Fayol chama de princípios. Esses princípios são maleáveis e suscetíveis de adaptar-se a todas as necessidades. Esse número de princípios não é limitado. São eles:
1. Divisão do Trabalho – Tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. Permite reduzir o número de objetivos sobre os quais devem ser aplicados a atenção e o esforço. Melhor maneira de se obter o máximo proveito do indivíduo e da coletividade.
2. Autoridade e Responsabilidade - Consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer. Não se concebe a autoridade sem a responsabilidade, isto é, sem a sanção (recompensa ou penalidade) que acompanha o exercício do poder. Em qualquer lugar onde se exerça autoridade nascerá uma responsabilidade. A responsabilidade é tão temida quanto cobiçada, o temor de assumir responsabilidade muitas vezes paralisa iniciativas.
3. Disciplina – Consiste essencialmente, na obediência, assiduidade, na atividade, na presença e nos sinais exteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre empresas e seus agentes. Taylor observou que os franceses são obedientes e abnegados, quando bem dirigidos. Os meios mais eficazes para estabelecer e manter a disciplina são: Bons chefes em todos os níveis hierárquicos, convênios claros e equitativos, sanções penais judiciosamente aplicadas.
4. Unidade de Comando – Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe. Quando dois chefes exercem autoridade sobre o mesmo homem ou mesmo serviço, cria-se um mal-estar. Se a causa persistir, a saúde social se debilita.
5. Unidade de Ação – Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.
6. Subordinação do Interesse Particular ao Interesse Geral – Numa empresa, o interesse de um agente ou grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa. A ignorância, ambição, egoísmo, indiferença, enfim todas as paixões humanas tendem a fazer perder de vista o interesse geral em proveito do interesse particular,
7. Remuneração do Pessoal – É o prêmio pelo serviço prestado. Deve ser equitativa e, tanto quanto possível, satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa.
...