1. Resenha – O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.
Por: SilmaraRF • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.528 Palavras (15 Páginas) • 1.615 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
ANDREIA PRAXEDES DIAS
CAROLINE PAULA DA SILVA
FERNANDA FAGANELLO
GABRIELA SALLES BUENO
SILMARA RIBEIRO FERREIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
São Bernardo do Campo
2014
Andreia Praxedes Dias RA: 4424855029
Caroline Paula da Silva RA: 1299101744
Fernanda Faganello RA: 6248207130
Gabriele Salles Bueno RA: 6450302572
Silmara Ribeiro Ferreira RA: 6659388509
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Psicologia da Saúde e Hospitalar, no curso de Psicologia (Noturno) da UNIAN Universidade Anhanguera de São Paulo com supervisão da professora Iana Riberiro.
São Bernardo do Campo
2014
Sumário
Introdução..........................................................................................................03
Resenha 1..........................................................................................................04
Resenha 2..........................................................................................................06
Conclusão..........................................................................................................09
Referências bibliográficas..................................................................................10
Introdução 03
O presente trabalho é fruto de uma atividade prática supervisionada e tem como objetivo central a exposição do material produzido pelo grupo, obtido através da leitura, dos dois artigos Santos, Fábia M. de S. O Psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento. 2009 p.189-197 e Castro, Elisa K. Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar: Definições e Possibilidades de Inserção Profissional. 2004 p.48-57. Na intenção de percorrer o limite e a interação dos profissionais dentro das áreas de saúde e hospitalar, discorrendo sobre as diferencias e as dificuldades que os profissionais e os estudantes encaram dentro da área.
04
- Resenha – O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.
Psicólogos em hospitais gerais se expandem cada vez mais com o passar do tempo. Atuando em Postos de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Programas de Saúde da Família e também de emergências.
A base em primeiro lugar está em trabalhar o sujeito, funcionamentos afetivos, cognitivos, comportamental e social.
A psicologia por mais que tenha áreas mais clássicas, junto com a saúde ela atravessa fases. Essas fases existem atualmente tratando de doenças causais e individualmente originadas.
Ao entrar na área da Saúde o Psicólogo se vê obrigado a procurar um lugar especifico para se encontrar na sua prática profissional. Uma escolha que muitas vezes pode ser difícil poia nem ele sabem aonde quer ingressar. Tratando de crenças, abordagens teóricas, estratégias e até mesmo de estilo.
Hoje em dia é discutido sobre criarem leitos psiquiátricos nas Unidades Gerais da Saúde.
A Psicologia Hospitalar, Psicologia Médica, Saúde Mental e a Psicologia da Saúde se encontram como coletivos onde se enquadram em saberes dos diferentes ramos da prática profissional. Buscamos com interesse de entender as diferentes culturas e como os psicólogos lidam e compreendem com o palco de saúde no nosso país.
Os coletivos contêm ideias onde definem a sua especialidade.
Psicologia Médica trata o corpo e da Mente. Na Psicologia Hospitalar surge com diagnósticos de patologias, já a Saúde Mental se encontra com diferentes saberes, ela é quem trás a proposição político ideológica com diversas abordagens teórico-práticas.
Podemos entender então que os Psicólogos na verdade trabalham com estratégias de atuação para a preparação psicológica do paciente e também dos familiares.
05
Psicologia na Saúde é uma área a ser valorizada, têm certos valores com auxílios em ações atuais assim então construindo novos métodos de ajuda.
06
- Resenha – O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.
Começamos nosso texto com uma questão que o artigo enfatiza, que são as divergências e o fato de Psicologia Hospitalar existir somente aqui no Brasil, essa especialização é inexistente nos outros países. Porém podemos observar que nos demais países a Psicologia da Saúde e Hospitalar são as mesmas coisas, onde percebemos com a ajuda do artigo que há divergências entre ambas questões.
Observamos que saúde e a questão hospitalar não são equivalentes, onde saúde se refere as funções físicas, mentais e orgânicas e hospital se refere a uma instituição. Pelo o que discutimos e entendemos essas diferenças se tornam claras nas descrições de ambos, onde saúde se refere ao bem estar físico, mental, social e espiritual, que nos leva a refletir na prática profissional, já quando nos referimos a hospital de uma forma mecânica, nos leva a pensar em um lugar que se previne essas doenças já alojadas, sendo elas físicas, mentais, sociais ou emocionais.
...