Fazer com que os aposentados venham dar cursos de aprendizado para novos funcionários
Por: Bianca Ribeiro • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
PROJETO APOSENTADO
OBJETIVO: Fazer com que os aposentados venham dar cursos de aprendizado para novos funcionários.
Palestrantes que já deram cursos no tribunal(aposentados).
- Compreender as metas de tempo, custo e qualidade do projeto;
- Reconhecer as habilidades disponíveis que podem ser diferentes das exigidas;
- Duração da designação para um projeto é temporária
- Compreender a designação específica do trabalho;
- Participar do Planejamento do Projeto;
- Informar sobre o progresso do trabalho.
Elaborar projeto significa planejar cursos específicos e dinâmicos de ação, tendo-se em mente articular todos os elementos envolvidos, com base em uma visão concreta da realidade e comprometimento com a sua transformação.
1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tem por objetivo apresentar as informações básicas para sua caracterização geral, de modo que dê uma ideia sobre a sua abrangência e aspectos gerenciais básicos.
É o seu título, que traduz a natureza do projeto; a unidade ou setor onde será realizado; o programa do qual faz parte; os responsáveis pela execução; a determinação do período de tempo para a sua execução; o cliente a que sestina e o orçamento.
NOME DO OBJETICO, ABRANGENCIA E ASPECTOS
2 – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
É a descrição de uma realidades especifica, mediante análise de todos os seus aspectos importantes, de modo que caracterize, com clareza e objetividade, uma situação que demanda ação de inovação, melhoria ou transformação. A adoção da palavra “problema” trata-se de um termo convencional da metodologia Cientifica que diz respeito ao foco de atenção ao projeto “problematizado”, isto é, questionado de modo a construir uma visão de novas realidades.
É necessário realizar analises bem fundamentais, considerando elementos contextuais(a evolução da situação e sua relação com o modo de ser e de fazer), elementos comparativos(identificação de paralelos com elementos de outras situações semelhantes), elementos analítico-críticos(evidencia a complexidade e a dinâmica da situação vivenciada) e teóricos.
Nessa fase surgem as perguntas: “quais são os processos relacionados à situação considerada?”,”quem é o cliente?”,”quais as suas necessidades presentes e futuras?”,”como estão organizados os processos de trabalho?”.
3 - PROPOSIÇÃO DE OBJETIVOS
A descrição do objetivo propões um resultado alcançável num tempo limitado, de modo que estabeleça um compromisso de trabalho, em vez de descrições genéricas, como “melhorar a qualidade dos serviços”. Que pouco adiantam.
Exemplo de um objetivo voltado para a área de suprimentos: integrar e otimizar o processo de aquisição de bens e serviços. A redação correta é “garantir a oferta de bens e serviços adequados, suficientes e em tempo hábil, para a aquisição ágil, eficaz e proativa”. Portanto, a proposição de objetivo geral pressupões que se tenha claro o foco unitário e que se entenda bem e claramente o significado e alcance do(s) conceito(s) nele inserido(s).
Objetivos específicos: apontam para dimensões e aspectos julgados importantes e necessários para a efetivação do(s) objetivo(s) geral(ais). Exemplo: “definir o processo de regulação das compras e contratação de serviços”, Delinear o âmbito de decisão sobre a realização de compras e de serviços”.
4 - DEFINIÇÃO DE METAS
Uma meta corresponde a uma declaração quantitativo dos resultados do projeto, proposta de forma mensurável, de maneira a determinar o foco específico da avaliação.
Por exemplo: dado o objetivo de qualificar funcionários para a melhoria na prestação de serviços, um projeto propõe como meta: treinar 35 vendedores no atendimento a clientes, visando um aumento de 20% da clientela até dezembro.
...