TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas administrativas básicas do contexto empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas administrativas básicas do contexto empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

No contexto empresarial, define-se uma organização de atividade econômica com fins lucrativos, movimentando bens e serviços. Há varias ferramentas administrativas fundamentais no contexto empresarial.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

No inicio do século XX, após vários acontecimentos marcantes na história como a da Revolução industrial, surge FREDERICK WINSLOW TAYLOR conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA anunciava a pratica da divisão do trabalho, máxima produção com menos custos gerando um bem estar entre os trabalhadores e visando o crescimento da empresa. Em 1911, Taylor publicou o livro PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, foi o livro mais vendido no mundo inteiro.

A proposta de Taylor são 5 funções fundamentais para a GERENCIA ADMINISTRATIVA:

Planejar – estabelece os objetivos da empresa.

Comandar – faz com que os subordinados executem o que devem ser feito.

Organizar – é a forma de coordenar todos os recursos da empresa.

Controlar – permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas.

Coordenar – é tomar conta das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Enquanto o mundo estudava os métodos de Taylor, o francês JULES HENRI FAYOL defendia princípios semelhantes, mas com o atraso de sua obra fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios. Fayol relacionou 14 princípios básicos que de certa forma complementam aos de Taylor, são eles; divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espirito de corpo. Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

Surge também de resposta contrária à teoria clássica da administração o sociólogo GEORGES ELTON MAYO que chefiou uma experiência em uma fabrica da westem electrc company situada em Chicago com essa reposta contraria fez nascer à teoria das relações humanas. Na época a alta necessidade de se humanizar e democratizar a administração nas frentes de trabalho das indústrias. Para Elton Mayo, o conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem-estar social.

Dentre varias teorias criadas convém ainda mencionar a TEORIA ESTRUTURALISTA que teve inicio com a TEORIA DA BUROCRACIA a partir de 1950 com MAXIMILIAN KARL EMIL WEBER conhecido como MAX WEBER.

Os princípios fundamentais das teorias de TAYLOR, FAYOL, MAYO e WEBER foram e serão sempre os pilares da evolução e desenvolvimentos da ciência da ADMINISTRAÇÃO.

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO

Com grandes renomes da administração que contribuíram para o crescimento, a contabilidades também tem grandes autores que deram enfoque no patrimônio da entidade favorecendo sem duvidas alguma para o contexto empresarial.

A contabilidade tem como objeto de estudo o PATRIMONIO que por sua vez é constituído de um conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES que são vinculados à entidade. Segundo PADOVEZE (2000) o patrimônio “é o conjunto de riquezas de propriedade de aguem [...]”.

De acordo com MARION (2009) o termo patrimônio significa a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Direitos são valores a receber (ou dinheiro a receber). Obrigações para evidenciar a situação de uma pessoa ou empresa é necessário juntar bens e direitos e confrontar com as obrigações.

Segundo D’AURIA, o estado estático do patrimônio é determinado de forma objetiva pelo inventario. D’auria é representante da escola patrimonialista e estuda a contabilidade com ênfase no patrimônio das entidades, portanto, fica claro o patrimônio como ator principal.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Uma empresa pode ser constituída com capital social, que é pelos meios que os sócios entregam à sociedade (dinheiro ou bens móveis e imóveis) chama-se entrada. A constituição de uma sociedade se da por meio de recursos fornecidos pelos sócios formando o patrimônio da pessoa jurídica. Também são considerados recursos próprios resultados apurados positivos da empresa como, receitas, lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transação com terceiros como juros, aluguéis, etc..

A empresa também pode ser constituída com recursos de terceiros como empréstimos e financiamentos de instituições financeiras (banco), os recursos alheios (capital de terceiros) são representados pelo passivo, a soma dos recursos de terceiros com recursos próprios forma o capital total à disposição.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Para que tenha uma empresa bem alicerçada, é necessário realizar pesquisas de mercado um dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize e para que a análise seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham vontade de utilizar os produtos e serviços que a empresa pretende oferecer e satisfazê-lo. Análise de mercado precisa estar presente desde o inicio do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o numero de risco e faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca.

1.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. Portanto, trata-se de um desejo, um plano. Mostra o máximo que um consumidor pode aspirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com