Fichamento Capítulo As Superestruturas Textuais
Por: brumzinha • 26/7/2021 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Universidade Federal Fluminense
Isabella Silva Brum
Isabellabrum@id.uff.br
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Professora Lúcia Maria
Fichamento Capítulo 3 “As superestruturas textuais”.
O termo “superestrutura”, tirado do autor Van Djik, corresponde às estruturas que descrevem alguns tipos de texto.
Estes podem ser: descritivos, narrativos e dissertativos. E, apesar desses textos predominarem em uma superestrutura das três mencionadas acima, de acordo com a autora, eles podem apresentar trechos de outra estrutura. Isto é, um texto narrativo pode vir conter trechos descritivos. O importante é saber diferenciá-los.
- Texto Descritivo: descreve detalhadamente objetos, locais, situações, pessoas e tudo aquilo que esta a nossa volta, de modo que, possamos nos sentir mais conectados com o texto, uma vez que, esse tipo de estrutura está voltado a nossa sensibilidade e sentidos como tato, olfato, audição, visão e paladar.
De acordo com o capítulo, “Um texto descritivo estará bem produzido quando possibilitar essas sensações; quando o leitor, ao proceder à sua leitura, tiver a sensação de estar vendo, presenciando, sentindo o que se está descrevendo.” (Molina, p. 27 e 28.)
A autora coloca um fragmento de Iracema, obra de José de Alencar e diz que para identificarmos essa junção de duas estruturas precisamos entender que o texto descritivo é em boa parte, figurativo, evocando um efeito de realidade. Além de que esse tipo estrutural não traz mudança de situação, sendo então, a simultaneidade uma de suas características, logo, os tempos verbais mais usados são o presente do indicativo e o pretérito imperfeito do indicativo.
- Texto Narrativo:
.
...