Filosofia da Educação
Por: claudiathais • 15/4/2016 • Exam • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 876 Visualizações
Resposta: Filosofia significa “amiga da sabedoria” ou “amor pelo saber”, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
2. Explique o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
Resposta:
3. Em que consiste o método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica?
Resposta:
4. Pautando-se no Mito da Caverna, explique a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível.
Resposta:
5. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
Resposta:
6. Argumente sobre a filosofia na Idade Média.
Resposta:
7. Sintetize as principais contribuições de Descartes, Bacon, Locke, Rousseau e Kant para a educação.
Resposta:
8. Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.
Resposta:
9. Explique e exemplifique os três estados da teoria de Comte: teológico, metafísico e positivo.
Resposta:
10. Explicite o papel da educação no materialismo dialético, de Marx. (Pesquise em outras fontes para aprofundar os seus argumentos. Não se esqueça de referenciar os sites, livros ou artigos pesquisados).
Resposta:
UNIDADE 2
TEORIAS PEDAGÓGICAS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Como a sociedade e a educação são compreendidas em cada uma das três tendências educacionais (redentora, reprodutora e transformadora), sistematizadas por Luckesi?
Resposta:
2. Quais são as principais características das tendências filosófico-políticas da educação: liberal tradicional, liberal renovada, liberal tecnicista e progressista?
Resposta:
3. Compare as pedagogias tradicional e tecnicista em relação aos seguintes aspectos: conteúdo de ensino, métodos e relacionamento professor-aluno.
Resposta:
4. Argumente sobre os pressupostos de aprendizagem e o papel da escola na pedagogia libertadora.
Resposta:
5. Compare as teorias de Piaget e Vygotsky, expondo as principais semelhanças e diferenças.
Resposta:
6. Por que a pedagogia tecnicista é, comumente, vinculada a uma política educacional de caráter mercantil?
Resposta:
7. Identifique a pedagogia (tradicional, tecnicista, renovada, liberadora ou sociointeracionista) que corresponde à prática pedagógica apresentada na charge, justificando sua escolha:
Resposta:
Fonte: http://circomagicodaleitura.blogspot.com.br/2012/04/fuja-da-escola-por-andre-camargo.html
UNIDADE 3
TEORIAS DO CONHECIMENTO X TEORIAS PEDAGÓGICAS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que são teorias epistemológicas e qual a influência da epistemologia em relação às pedagogias?
Resposta:
2. Caracterize as teorias do conhecimento: Inatismo (apriorismo), empirismo e interacionismo?
Resposta: O inatismo ou apriorismo é uma teoria da aprendizagem que considera que o homem já “nasce pronto”, ou seja, as possibilidades de adquirir conhecimentos são hereditários, inatas, predeterminadas. Para essa teoria o individuo não sofre quase nenhuma transformação, pois o meio ambiente pouco interfere em seu desenvolvimento. Segundo Davis e Oliveira “as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano – sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social – já se encontraria basicamente prontas.” Quanto à relação epistemológica básica, Becker (1993) afirma que todo o desenvolvimento do conhecimento compete restritivamente ao sujeito (sujeito para objeto). Logo os objetivos da educação para essa concepção estão relacionados ao aprimoramento do conhecimento e na formação do homem através do afloramento do seu conhecimento. Enfim percebemos que a concepção inatista é utilizada cotidianamente para fundamentar ideologias que marginalizam e rotulam os indivíduos.
O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros. Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos. A percepção do mundo externo e a abstração da realidade realizada na mente humana são o que faz o homem adquirir sabedoria, segundo o empirismo. Embora tenha se baseado no cartesianismo de René Descartes, ao contrario deste, Locke não aceita a existência de idéias inatas resultantes da capacidade de pensar da razão. Segundo a teoria de Locke (com a qual concordavam os demais empiristas), a razão, tem a função de organizar os dados empíricos, apenas unir uns dados aos outros, que lhe chegam através da experiência. Segundo Locke, “nada pode existir na mente que não tenha passado antes pelos sentidos”, ou seja, as idéias surgem da experiência externa (via sensação), ou interna (via reflexão), e podem ser classificadas em simples (como a idéia de largura, que vêm da visão) ou compostas (a idéia de doença, resultado de uma associação de idéias). Nesse sentido, qualquer afirmação de cunho metafísico
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