Filosofia e Ciência
Por: 88098213 • 26/8/2016 • Projeto de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de Aprendizagem: Filosofia e Ciência
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Análise de artigo
Esta atividade envolve a leitura e interpretação de trechos de um artigo filosófico relacionado a diversos assuntos que você estudou em seu livro didático, como:
- A imagem tradicional do pensamento científico e suas críticas
- A corrente filosófica do Positivismo lógico, fundada pelo círculo de Viena.
Passo 1
No link abaixo você encontra o artigo Três episódios da descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história, de Fernando Lang da Silveira e Luiz O. Q. Peduzzi. Para esta atividade, salve o artigo em seu computador e leia apenas a introdução, os tópicos II.1 , II.2 e os cinco primeiros parágrafos da conclusão (A leitura dos demais tópicos é opcional).
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6289/5822
Passo 2
Com base nos conteúdos de nosso Livro Didático listados acima e na leitura do texto, desenvolva a seguinte atividade:
A) Por “epistemologia empirista” os autores do artigo compreendem a concepção geral do conhecimento que permanece na base da imagem tradicional da ciência. Mas esta imagem tradicional pode ser associada a dois grupos distintos: a perspectiva indutivista moderna, e a perspectiva neopositivista do séc. XX, que faz críticas ao indutivismo, mas mantém a concepção da ciência como uma construção progressiva e linear. Em uma resposta dissertativa (mínimo 10 linhas) explique estas 02 perspectivas, citando pelo menos um pensador importante de cada uma delas. (3,0 pontos).
B) Em certo ponto do texto, os autores afirmam que “contrariamente ao ditame da epistemologia empirista há uma indubitável inspiração metafísica na gênese do heliocentrismo”. Em uma resposta dissertativa (mínimo 10 linhas) explique qual é a posição dos positivistas lógicos com relação à metafísica na ciência e de que modo o texto procura refutá-la reavaliando a história sobre Galileu e suas descobertas. (3,0 pontos).
C) Na conclusão do artigo os autores afirmam que: “Por não reconhecer que os cientistas inventam e especulam, a história empirista se cala sobre as ideias que não se mostraram bem sucedidas. Somente as ideias corretas merecem um lugar nesta história, pois como alguém que segue o método científico poderia incorrer em erro?” Em uma resposta dissertativa (mínimo 10 linhas) responda: Que característica da concepção positivista de ciência esta atitude denunciada acima pretende salvaguardar? Qual a sua opinião sobre este fato? (4,0 pontos).
...