Filosofia e Ética
Por: Thaís Cristina • 3/12/2015 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
O que é Filosofia
Esta primeira unidade é uma reflexão sobre o que a Filosofia representa.
O substantivo filosofia ou o verbo filosofar tem a ver com pensamento ou com o ato de pensar. Filosofar é pensar sobre o que nos acontece, sobre o sentido do que nos acontece. É tentar buscar entender melhor o motivo do por que isso ou aquilo está acontecendo.
É uma maneira de aprofundar nosso entendimento sobre os fatos que acontecem em nossa vida. Muitos chegam até a dizer que é a busca da verdade sobre a vida.
Junto com a filosofia vem a atitude filosófica, pois filosofar é ter uma atitude filosófica. A filosofia expande muito o nosso interesse de saber o porquê dos acontecimentos, e isso às vezes chega a incomodar, parecendo certas vezes até ser um exagero, uma perda de tempo.
Como se diz: “Filósofo é quem não se contenta com as coisas óbvias. É quem toma distância em relação ao que acontece, para entender melhor o que acontece”.
Os filósofos nunca se contentam, sempre querem ir além, sempre procuram se aprofundar cada vez mais e mais nas ‘’buscas das verdades’’.
Muitos pensam que a filosofia é uma coisa muito sem lógica e sem importância, como diz esse ditado popular italiano “a Filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual!”, ou seja, não adianta ficar tentando compreender o porquê dos fatos, eles simplesmente acontecem porque tem que acontecer e pronto. Mas não é exatamente assim, pois a filosofia nos leva a um ‘’novo mundo’’, nos deixando viajar, pensar, questionar, buscar cada vez mais conhecimento e sabedoria, ajudando nos até desvendar certos mistérios da nossa vida.
A filosofia é uma maneira de ir muito mais além, de se expressar, de não aceitar tudo do jeito que é, como diz essa frase: ‘’ Um povo que não tem um grande filósofo ou filosofia não é autor de sua própria história, mas simplesmente imitador da história de outros povos ou culturas’’.
Filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive. Ele eleva a um conceito o que é real.
Selvino José Assmann
Natural de Venâncio Aires (RS), docente de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma – IT (1983). É docente permanente de Graduação em Filosofia, trabalhou na Pós-Graduação em Educação e de Administração, e atualmente é professor na Pós-Graduação em Filosofia e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Orientou muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado nos programas referidos. A atuação do docente tem como focos centrais de trabalho teórico a ética e a política, áreas nas quais publicou vários artigos em revistas e livros.
Thaís Cristina Santos Lima, Acadêmico do Curso Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
...