Filosofia temperança
Por: heyfernandar • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Fichamento
Pequeno tratado das grandes virtudes
CAPITULO 1 - Polidez
A polidez, que deveria ser a primeira das virtudes, na verdade não é bem uma virtude. Mas então porque denomina-se a primeira?
Pois bem, segundo o texto, um recém-nascido ou um bebê não sabem diferenciar o certo do errado até que alguém ensine para eles que “é feio”. E é disso que trata a polidez. No texto também trata a questão dos nazistas, que faziam maldades mas eram civilizados, o que talvez piorava a situação.
Kant diz que “O homem só pode tornar-se homem pela educação” e que a polidez (“isso não se faz”), vem antes da moral (“isso não se deve fazer”). A polidez é como uma moral do corpo, é como devemos nos comportar diante as pessoas, uma ética do comportamento, enquanto a moral é uma polidez da alma, é como devemos viver com nós mesmos, um ética interior, um código de nossos deveres.
A moral começa pela polidez. Em um adulto podemos ver que a polidez é necessária porém é insuficiente, pois ele necessita também da moral. A polidez nem sempre significa bondade, isso é a aparência, por fora. E é por isso que começa pela polidez. Quando ensinamos a uma criança a se comportar, ser educada, sabemos que ela não nasce com a moral, isso se aprende aos poucos. Se a criança é ensinada a ser boa, educada, isso pode levar a moral dela ser boa conforme for crescendo.
A polidez não se trata apenas da aparência. De fato sim, porém talvez os pais não insistiriam tanto na educação de seus filhos se tratasse apenas de aparência. A questão é que educação e bons modos se aprendem com treinamento.
...