Fisiologia
Por: fabiao_vale2014 • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.366 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
[pic 1]
FABIO HENRIQUE VALE 1138079
FISIOLOGIA HUMANA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fisiologia Humana como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela Prof. Anderson Vasconcelos Soares.
.
RIO CLARO 2015
1) Explique o que é fisiologia e homeostasia.
Fisiologia é o ramo da biologia onde estuda os mecanismos biológicos existentes em um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida.
Homeostasia é o equilíbrio interno do corpo pelo qual um organismo mantém as condições internas em uma situação físico-química necessária para a vida.
2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?
Ribossomos são estruturas granulosas que contém uma mistura de RNA e proteínas. A função é a síntese proteica pela união de aminoácidos, em processo controlado pelo DNA.
Retículo endoplasmático são estruturas laminares que se interconectam, desempenhando as funções síntese, armazenamento e transporte de substâncias. Algumas regiões do retículo são lisas por isso o nome de retículo endoplasmático liso. Outras porções do retículo apresentam-se salpicadas por grânulos, os ribossomos, que dão o aspecto granuloso, por isso o nome retículo endoplasmático rugoso.
Complexo de Golgi é formado por uma série de sacos achatados e empilhados uns sobre os outros, e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático, os quais funcionam em associação. O complexo de Golgi atua principalmente no armazenamento e na secreção de substâncias.
Lisossomo são pequenas vesículas membranosas que realizam a digestão intracelular. São originados a partir do complexo de Golgi e contêm em seu interior diversas enzimas. Tem como principais funções: digestão intracelular; digestão dos materiais capturados por fagocitose ou pinocitose.
Peroxissomo são vesículas membranosas que contêm enzimas em seu interior. Suas enzimas degradam lipídios e aminoácidos. Tem como função proteger a célula contra altas concentrações de oxigênio, que poderiam destruir moléculas importantes da célula. Os peroxissomos do fígado e dos rins atuam na desintoxicação da célula, ao oxidar, por exemplo, o álcool.
Mitocôndria são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. A membrana interna possui dobras chamadas de cristas mitocondriais. Estas organelas são responsáveis pela respiração celular. Neste processo, moléculas orgânicas são oxidadas e há a liberação de gás carbônico, água e energia na forma de ATP (adenosina trifosfato). A função da mitocôndria é produzir energia, para todos os processos vitais da célula. Essa produção de energia ocorre através da respiração celular.
3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
Líquido intracelular é o líquido existente dentro das células e constitui aproximadamente 40% do peso corporal total e 65% da água corporal total.
Líquido extracelular é todo líquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular.
No fluido extracelular que as substâncias como íons e nutrientes, necessários para que a célula se mantenha viva, são transportadas.
4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?
Difusão simples é a passagem de íons e moléculas, onde não há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipertônico para o meio hipotônico. Exemplo substâncias transportadas: Água, gases, íons e moléculas pequenas.
Difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado. Exemplo substâncias transportadas: Glicose e aminoácidos.
Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia. Exemplo substância transportada: Água.
Transporte ativo: há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipotônico (menos concentrado) para o meio hipertônico (mais concentrado). Exemplo substâncias transportadas: Íons, cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos.
5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.
Potencial de ação é uma variação rápida e brusca no potencial de repouso que se propaga pela mambrana de celulas excitaveis.
As fases do potencial de ação são:
Repouso: É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizada.
Despolarização: É o estimulo que altera o potencial de membrana. Aumento da permeabilidade da membrana ao ion Na+ através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentro da célula.
Repolarização: Diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir, com o consequente e fluxo de potássio.
...