Flexibilidade de horario
Por: crismigllon • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 867 Palavras (4 Páginas) • 155 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2. PRODUÇÃO TEXTUAL.....................................................................................05
2.1 Horario Flexivel de Modo Produtivo ..........................................................05
2.2 Precauções para evitar problemas com o horário flexível ........................05
2.3 Beneficios ............. .......................................................................................06
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................08
INTRODUÇÃO
A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.
De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.
2. PRODUÇÃO TEXTUAL
2.1 Horário Flexível de Modo Produtivo
Muitas empresas estão optando pelo horário flexível para evitar desgastes desnecessários entre gestores e colaboradores. Essa ação é uma opção para quem vive nos grandes centros urbanos e precisam de flexibilidade para administrar a vida pessoal e profissional. O primeiro passo para ser produtivo é fazer uma auto avaliação de desempenho profissional para verificar se tem perfil adequado para utilizar o horário flexível. Em seguida, preparar para fazer a transição nesta mudança no estilo de trabalhar, que provavelmente afetará o colaborador e também, a família, de tal modo que possa manter sua produtividade, no mínimo semelhante quando trabalhava com horas fixas. Para utilizar o horário flexível de modo produtivo, é necessário verificar de antemão, como a sua adoção impacta a empresa, seus clientes, no exercício da sua função. É importante considerar como esta flexibilização do horário de trabalho, a partir da análise de sua função, está de acordo com estilo de trabalho do colaborador. O horário flexível pode afetar algumas rotinas. Segundo Mello, a função exercida pelo colaborador pode não ser adequada ao horário flexível, o que pode afetar, por exemplo, o atendimento a clientes, a participação em reuniões na empresa, entre outros aspectos.
2.2 Precauções para evitar problemas com o horário flexível
Algumas precauções devem ser tomadas, tais como evitar o enfraquecimento do espírito de grupo na empresa, dificuldades de gestão, questões legais, permanente dependência dos sistemas e recursos das telecomunicações, isolamento social dos colaboradores, entre outros. Para evitar equívocos, as empresas precisam orientar os seus colaboradores e até proibi-los de trabalhar durante o tempo livre, quando adotam o horário flexível. Isso porque muitos executivos, seja por sobrecarga de tarefas, por ansiedade ou por não conseguirem se desligar do ambiente dos negócios, costumam resolver e adiantar questões profissionais trocando e-mails, mensagens e telefonemas após o expediente e até durante as férias, e isto não é considerado horário flexível. Por outro lado, é necessário que a empresa realize um programa para conscientizar seus colaboradores sobre a flexibilidade, para que sua aplicação seja bem-sucedida, pois se deve levar em conta a natureza da atividade e a maturidade do colaborador.
...