Fordismo
Por: Mellflor • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.680 Palavras (15 Páginas) • 287 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4
2.1 FORD na atualidade..............................................................................................4
2.1.1 Os 3 princípios de FORD.................................................................................5
2.1.1.1 Princípio de Intensificação............................................................................5
2.1.1.2 Princípio de Economicidade.........................................................................5
2.1.1.3 Princípio da Produtividade............................................................................5
2.2 O trabalho Informal no nosso cotidiano, com influências FORDISTA ..................6
3 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM............................................................................7 3.1 Relação do Homem com o trabalho atual.............................................................7
3.2 O Fordismo no McDonald’s.................................................................................8
4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................9
4.1 Conceito e Cultura..............................................................................................9
4.1.1 Trabalho, Cultura e Ideologia..........................................................................10
4.2 Capitalismo x Fordismo......................................................................................11
5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..........................................................12
5.1 Mudanças nos modelos de transformação.........................................................12
5.2 Informacionalismo no processo comunicacional desenvolvidos na empresa......13
6 CONCLUSÃO......................................................................................................15
7 REFERÊNCIAS....................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como intuito demonstrar as mudanças provocadas no trabalho devido à transição da produção em massa, que era produzido somente um produto com as mesmas características, para produção flexível, em que existe uma variedade de produtos com diversas características. Com o grande avanço da sociedade e condições de empregos difíceis, o setor informal e de serviços estão em grande expansão, pois é uma alternativa para os cidadãos que não estão inseridos na formalidade de um emprego.
O planejamento é uma importante tarefa de gestão e administração, em que se cria um plano para atingir determinado objetivo seja projetos ou processos integrando os setores nas tomadas de decisões tendo como objetivo a colaboração de cada gestor diminuindo os riscos e obtendo o resultado esperado. Logística e Compras são dois setores que estão ligados, pois as negociações feitas pelo setor comercial impactam diretamente no sistema logístico (Estoque, movimentação, armazenagem, distribuição).
A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória, buscando as informações que estão ligadas entre os setores com o objetivo de melhoria contínua dos processos de compras e logística tornando-se competitivo no mercado.
O Artigo está dividido em duas partes, na primeira estão os conceitos de Logística e Compras e a outra aborda a importância e benefícios da integração entre os setores.
Em primeiro lugar, eu retorno a época taylorista e fordista para caracterizar esses modos de produção e as suas características, importantes organizadores da indústria até meados da segunda metade do século passado. Entretanto, em segundo lugar mostro as transformações na organização da produção no final do século XX e inicio do século XXI, com o advento do sistema produtivo flexível. Por ultimo em terceiro lugar, em meio ao mercado de trabalho atual, demonstro o retorno às características do fordismo, agora empregadas no setor informal e no setor de serviços, usando como exemplos, a venda de balas, o Mc Donald’s e confeitos em sinais de trânsito.
2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Na Administração Cientifica, uma série de novas técnicas se tornou universal a partir das recomendações de Taylor surgiu à descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques, atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho.
Na Teoria Clássica Administrativa, o engenheiro Francês Henry Ford definiu atividade gerencial em termos das funções de organização, planejamento, coordenação, controle, comando e enunciou princípios para orientar a estruturação organizacional, como a amplitude de comando.
Portanto, nas áreas de administração geral e administração pública incorporam na maioria dos desenvolvimentos da teoria organizacional, muitas possibilidades para trabalho e pesquisas, como a estruturação de empresas, racionalização e simplificação do trabalho. Na área pública, grande parte dos assuntos das demais áreas pode ser objeto de estudos, desde então que tenham relação com a realidade da administração pública.
2.1 FORD NA ATUALIDADE
Henry Ford talvez seja uma das pessoas mais conhecidas do mundo da administração moderna, iniciou a sua vida como mecânico chegando a ocupar o cargo de engenheiro chefe de uma fábrica. Seu grande feito foi ter constituído a Ford Motor Company, porém o maior sucesso foi a Ford Modelo T, que no Brasil ficou conhecido como Ford de Bigode, foi um produto que popularizou o automóvel e também revolucionou a indústria automobilística, produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927 era um veiculo robusto, seguro, confiável, com custo baixo e de fácil manutenção.
No ano de 1913 a fábrica produzia 800 automóveis por dia, com isso Henry Ford criou um sistema de esteira que movimentava o carro de uma forma que cada um dos operários executasse sua operação, com
...