Fordismo
Por: 2015trabalhos sp • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho tenho como objetivo mostrar como funciona o sistema de trabalho ‘Fordista’, que, apesar de ter sido criado no século passado ainda é bastante usado nas empresas de grande e pequeno porte dos dias atuais.
O sistema de Ford é usado por empresas formais e até as informais. E tem sido utilizado pois as empresas querem cada vez mais lucrar com o trabalho dentro delas. E com esse modo de trabalhar eles ganham tempo, dinheiro e conseguem isso utilizando poucos recursos. Mostraremos como esse sistema é utilizado por empresas que hoje em dia tem reconhecimento mundial.
Falaremos um pouco sobre trabalho, cultura e ideologia, formando uma relação entres os três assuntos. Sobre o que cada uma fala.
DESENVOLVIMENTO
Conforme o tempo vai passando as empresas querem lucrar cada vez mais com suas produções e para isso é necessário muito planejamento para que não haja perda de recursos ou falta para fazer suas produções. Com isso surge Teoria das organizações, que mostram através de instruções como todos deveriam trabalhar, sendo tudo muito bem organizado, para que todos fizessem as coisas de um único modo. Para que todos fizessem igual e para que não percam tempo com treinamentos para treinar as pessoas da empresa.
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Henry Ford foi um grande seguidor da Administração Científica. Uma das grandes coisas feitas por ele foi a criação do 1º automóvel, isso em meados dos anos 60 e 70 do século passado. Dentro de sua empresa ele tinha 3 princípios para seu sistema de produção. Ele queria diminuir o tempo de trabalho de seus operários, queria diminuir os recursos utilizados para a produção de seus automóveis e ao mesmo tempo que queria diminuir essas coisas, ele queria aumentar sua produção de automóveis. Com isso, ele aumentou o salário de seus operários, porque para ele quanto mais o operário ganha mais ele irá produzir.
Essas marcas características de Ford não ficaram no século passado não, hoje em dia ainda vemos empresas que trabalham com esse mesmo sistema de produção, são algumas delas as grandes empresas de Fast-food como Mc Donald’s, Burguer King e Pizza hunt. Onde tudo dentro das empresas foi pensando e planejado para que eles lucrassem mais gastando menos.
Muitas outras empresas mantem esse sistema de produção que Ford criou, não perder tempo, e lucrar cada vez mais sem ter muitos recursos são as características de muitas empresas de hoje em dia, desde as pequenas informais até as de grande porte formais. Ainda mais quando contam com a tecnologia existente nos tempos atuais.
E assim como os empregos formais nessas empresas de grande porte existe o Fordismo informal, que também mantem o tipo de sistema de Ford, são como exemplo os vendedores ambulantes que vendem mercadorias como; CD‘s, DVD’s, roupas com preços de atacado, nas feiras onde se encontram grandes aglomerações de pessoas, ou até mesmo indo de porta em porta.
Costumam trabalhar como ambulantes pessoas que não têm um grau de escolaridade suficiente para conseguir um emprego, idosos já aposentados, e até mesmo crianças que não tem uma participação da família em suas vidas. Pessoas essas que até sonham em conseguir um emprego registrado em carteira, mais que não tem a oportunidade de realizar esse sonho, por isso procuram trabalhar com esse emprego informal, muitas das vezes até mesmo para conseguirem se sustentar, sustentar a família.
Comunicação e Linguagem
Desde o início da vida na terra o homem tem algumas necessidades a serem supridas, que com o passar do tempo e modo como as coisas estão sendo evoluídas aumentam cada vez mais, e a procura por trabalho para suprir essas necessidades pessoais também aumentam. São elas as necessidades fisiológicas, que sem elas o homem não sobrevive, e nela estão coisas como comer, dormir, saciar a sede entre outras. Necessidade de segurança, relacionada a proteção emocional, segurança física, estabilidades e etc. Necessidades sócias, que envolve pessoas, comunicação com elas, interação com pessoas, entre outros. Necessidades de autoestima que é o respeito que a pessoa tem por si próprio, o reconhecimento e status. E por último a necessidade de auto realização que envolve realização do potencial pessoal e autossatisfação. Quando o ser humano consegue realizar essas necessidades e fica com esse sentimento de realização ele se sente motivado a trabalhar, a querem fazer mais e mais coisas, a crescerem em suas carreiras e terem cada vez mais reconhecimento pessoal e profissional.
Uma empresa de grande porte muito famosa nos dias atuais que segue os princípios de Ford é a rede de Fast-food Mc Donalds’s. Talvez essa fama toda e esse reconhecimento mundial por ter restaurantes em vários países venha de usar esse tipo de sistema, produzir mais gastando pouco no menor tempo possível. Não é difícil trabalhar em empresas assim pois não cobram de seus funcionários muita escolaridade, assim, muita gente que não consegue se registrar em algumas empresas, começam a trabalhar em empresas como essas, por esse motivo o salário que pagam não é grande coisa. Quem começa a trabalhar para eles deve passar por um cursinho para aprender tudo certo dentro do padrão imposto por eles, que no caso de quem prepara os lanches e as comidas vendidas lá é de ter muita agilidade para fazer o prato chegar ao cliente em pelo menos 1 minuto.
Para isso, eles já tiveram a fase de muito planejamento, vemos isso no modo que ajuda os funcionários a preparar tudo em tão pouco tempo, as máquinas onde são preparadas as comidas ficam já lado a lado, para que tudo seja feito em algumas etapas que são divididas em várias pessoas para que não demore a ser feito e o cliente não fique muito tempo esperando. Com esse trabalho em equipe e recursos tecnológicos suficientes para o preparo de tudo conseguem atender um número de pessoas muito grande. Ótimo lucra-mento sem muito esforços.
2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
A existência da humanidade e sua evolução estão praticamente ligadas ao trabalho, o trabalho se tornou um objeto de desejo para a sociedade. O emprego, neste caso, passa a ser entendido como uma forma de melhoria para a vida da sociedade. Nesse contexto vale lembrar sobre ideologia e cultura.
Ideologia significa ideal, e contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, politicas. E cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
...