Forças de Porter
Por: plppaty • 4/7/2018 • Trabalho acadêmico • 4.108 Palavras (17 Páginas) • 228 Visualizações
E.E.E.F. M ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO II MÓDULO
EDELIUSON CLAUDINO DE LIMA, JOHN FÁBIO PORTO, LARISSA MODESTO, LORRAINE ALVES, PATRÍCIA PINHEIRO MARCOLANO ROSANGELA COSTA PINHEIRO, SAMARA RAMOS COSTA.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CINCO FORÇAS DE PORTER
SERRA, 2018
EDELIUSON CLAUDINO DE LIMA, JOHN FÁBIO PORTO, LARISSA MODESTO, LORRAINE ALVES, PATRÍCIA PINHEIRO MARCOLANO, ROSANGELA COSTA PINHEIRO, SAMARA RAMOS COSTA.
CINCO FORÇAS DE PORTER
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Geral da Administração II, como requisito para obtenção de nota parcial no segundo módulo do primeiro semestre de 2018.
Prof.ª Esp.: Luanda Lima Santos
SERRA, 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 COMO SURGIRAM AS CINCO FORÇAS DE PORTER....................................6
2.2 O QUE SÃO AS CINCO FORÇAS DE PORTER...............................................7
2.3 FORÇAS COMPETITIVAS DO MODELO PORTER..........................................8
2.3.1 RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES.......................................................9
2.3.2 PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES.........................................9
2.3.3 PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES.........................................10
2.3.4 AMEAÇA DE NOVOS CONCORRENTES....................................................10
2.3.5 AMEAÇA DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS.......................................10
2.4 COMO APLICÁ-LAS AO SEU NEGÓCIO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,.........11e12
3 ESTUDO DE CASO.......................................................................................13 a 16
4 CONCLUSÃO........................................................................................................17
REFERÊNCIAS.........................................................................................................18
INTRODUÇÃO
Não importa qual seja o seu ramo de atuação, descobrir informações relevantes sobre seus concorrentes e como eles afetam o mercado é vital para sobreviver. Isso contribui para uma gestão de qualidade, principalmente quando a análise da concorrência é feita com base em técnicas comprovadas. Fazer uso de métodos já reconhecidos é a forma mais segura de melhorar processos e garantir resultados, e no caso da avaliação de concorrentes poucos princípios podem ser tão úteis quanto as 5 forças de Porter.
O modelo de Michael Porter possibilita uma melhor analise do nível de atratividade de certos setores da economia. Pode identificar um conjunto de cinco forças que afetam a empresa, internamente e externamente. Sendo assim, o mesmo pode ser aplicado na etapa de análise do ambiente no planejamento que é conjunto de todas as forças que podem mudar a vida de uma organização como um todo.
Esse método de estratégia competitiva tem ajudado empresas do mundo todo por décadas a avaliar suas circunstâncias diante dos principais fatores que determinam o sucesso de um negócio. A análise das cinco forças de Porter é indispensável para que uma empresa consiga determinar de que forma deve entrar em um mercado, como deve se posicionar diante da concorrência, fornecedores e clientes. Qualquer empresa: não importa o tamanho ou ramo de operação. O objetivo desse trabalho é aprender como as 5 forças de Porter funcionam e de que maneira aplicar cada uma delas no seu negócio.
2 DESENVOLVIMENTO
A ideia por trás da escolha dessas forças foi de que elas nunca mudam diferente de fatores mais voláteis, como as taxas de crescimento de determinada indústria, intervenções do governo e até mudanças tecnológicas.
Ao utilizar o modelo das Cinco Forças de Porter, os gestores terão mais condições de tomar decisões estratégicas para a empresa, identificando riscos inerentes de um determinado segmento, como a dependência de um único fornecedor ou ameaças que possam surgir através de fortes concorrentes.
Entende-se que para se elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer-se bem o setor e as características que governam as suas forças competitivas. Com esta ferramenta você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos concorrentes. Isso torna as Cinco Forças de Porter uma parte importante de seu kit de ferramentas de planejamento.
Serve para analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes. É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
O objetivo desse trabalho é aprender como as 5 forças de Porter funcionam e de que maneira aplicar cada uma delas no seu negócio.
2.1 COMO SURGIRAM AS CINCO FORÇAS DE PORTER
As cinco forças de Porter foram criadas pelo professor da Harvard Business School, Michael Porter. Nascido em1947, em Michigan, Michel Eugene Porter é o fundador do campo estratégia moderna e um dos pensadores da administração mais influentes no mundo nos dias atuais. Ele iniciou sua vida acadêmica na universidade de Princeton, onde se licenciou em engenharia mecânica e aeroespacial. Concluiu em Harvard o MBA e doutorado em Economia.
...