GERAÇÃO Z: UM ESTUDO SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Por: EVANDROMEURER15 • 30/9/2019 • Projeto de pesquisa • 5.251 Palavras (22 Páginas) • 271 Visualizações
NOME DO ALUNO: Evandro Albino Meurer
ORIENTADOR: Prof. Cláudio Luiz Chiusoli, Dr.
REFERENTE AO PERÍODO: 01/08/2017 a 31/07/2018
TÍTULO: GERAÇÃO Z: COMPORTAMENTO E USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
RESUMO:
A geração Z que engloba os indivíduos entre 15 a 20 anos nunca viu o mundo sem internet e está sempre conectada, recebendo e propagando diversas informações simultaneamente. Dessa forma, os hábitos de consumo e o comportamento diante da tecnologia e da globalização desenfreada vem mudando e, assim, as empresas devem dar devida atenção à esses indivíduos, pois estes possuem cada vez mais poder de compra. O referencial teórico buscou abordar o conceito das diferentes gerações e a evolução das mesmas ao longo do tempo, bem como os hábitos de consumo da geração em questão e a influências das mídias sociais no comportamento e na vida dessas pessoas. Desse modo, este estudo teve como objetivo principal compreender como os indivíduos da Geração Z comportam-se diante do uso dos recursos tecnológicos e como a tecnologia os afeta. Além disso, buscou identificar o que motiva os indivíduos dessa geração pela utilização constante da tecnologia, bem como entender como as pessoas dessa geração usam a tecnologia como forma de comunicação e os hábitos de consumo que norteiam a geração Z e também analisar como as mídias e redes sociais interferem no comportamento desses indivíduos. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se em pesquisa bibliográfica e exploratória com enfoque quantitativo com amostragem não probabilística por conveniência, onde forma aplicados 100 questionários em escolas e universidades na cidade de Pitanga/PR. Como resultados obtidos, observou-se que a geração Z está cada vez mais antenada no que diz respeito aos recursos tecnológicos e os usam para fazer praticamente tudo, seja para se comunicar ou até mesmo para trabalhar. Além disso, esses indivíduos possuem um poder de consumo constantemente maior e procuram sempre por mais opções que atendam às suas necessidades e desejos.
PALAVRAS-CHAVE: Geração Z, tecnologia, comportamento, mídias sociais.
01 – INTRODUÇÃO
Quando se fala em gerações X e Y, verifica-se que a Y é conhecida por estarem ligados à tecnologia e adeptas das novas mídias (nascidos a partir de 1980), estão em constante busca por conhecimentos técnicos e capacitação profissional, almejam novidades e não hesitam em fazer mudanças, tomar decisões e enfrentar desafios, constantemente ingressam em projetos e em múltiplas e diferentes atividades. Vivem em um ritmo acelerado, privilegiam o resultado e, por vezes, não consideram o caminho que deverá ser percorrido para atingi-lo e por isso, compreender as diferenças dessas gerações é interessante, já que a geração X são pessoas nascidas entre 1964 a 1980 (RIBEIRO; CHIUSOLI, 2016).
A cada nova tecnologia que surge, os consumidores precisam de tempo para adaptação e aprendizado em relação à inovação e a priori, a estratégia criada em relação a tecnologia foca na inovação, o que gera enormes expectativas, que logo esclarecido chega-se ao entendimento cujo momento que os produtos chegam à maturidade (VALENTE, 1993).
Além dessas gerações, surge uma nova que é a Geração Z, que figura entre 18 e 20, estudo da consultoria americana Accneture sobre comportamento de consumo dessa geração chegou a dados que ainda essa geração 56% compra em lojas física, muito provável por não ter cartão de crédito e ver resenha no Youtube tem influência na decisão de compra para 28% dessa geração (REVISTA EXAME, 2017).
Estudo exploratório em um projeto de IC no campus avançado de Pitanga aponta que a geração Y, 76,7% acessa a internet em casa, e na geração X esse número diminui para 47,8%. O principal meio de acesso à internet, predomina o uso do celular para a geração X em 39,1% e 63,3% para a Y. Da mesma forma o uso de redes sociais, na geração X é de 69,9% e na geração Y de 93,3% (RIBEIRO; CHIUSOLI, 2016).
Por isso, a justificativa desse estudo é conhecer esse novo comportamento dessa geração frente às gerações anteriores e diante desses dados, a questão problema de pesquisa é saber, como a geração Z se comporta em relação a esse meio? Como objetivo principal é verificar a atitude e comportamento da geração Z da cidade de Pitanga em relação a hábito de consumo de uso de recursos tecnológicos e objetivo secundário: I) identificar as motivações de consumo da geração Z; II) levantar a aceitação da geração Z na compra de produtos e serviços tecnológicos. III) levantar os recursos mais utilizados por essa geração; IV) levantar os principais produtos e serviços adquiridos;
02 – OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Verificar a atitude e comportamento da geração Z da cidade de Pitanga em relação a hábito de consumo de uso de recursos tecnológicos
.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as motivações de consumo da geração Z;
- Levantar a aceitação da geração Z na compra de produtos e serviços tecnológicos.
- Levantar os recursos mais utilizados por essa geração;
- Levantar os principais produtos e serviços adquiridos;
03 - REFERENCIAL TEÓRICO
Neste item serão expostos os principais conceitos e definições da geração Z, bem como os aspectos relevantes que irão compor o estudo em questão. Os principais fatores abordados serão: as diferentes gerações ao longo do tempo, o conceito de geração Z, os hábitos de consumo dessa geração e o uso das mídias sociais por esses indivíduos.
3.1 As diferentes gerações
De acordo com Forquim (2003) a formação de uma geração não se dá apenas pela faixa etária em que cada indivíduo está inserido, mas também pela personalidade de cada pessoa ou até mesmo pela influência educativa, cultural ou política, fazendo com que se crie o que pode ser chamado de sentimento ou consciência de geração.
A maioria dos autores adota a divisão das gerações a partir da segunda guerra mundial e, assim, quatro grupos de gerações foram criadas, sendo estes os Baby Boommers, geração X, geração Y e geração Z. Entretanto, não há um consenso geral sobre o início e o término de cada uma. Com o grande índice de natalidade após a guerra, a geração que veio com esse fato foi chamada de Baby Boommers e finalizou-se no final da década de 1960 (BALIAN, 2009).
Tapscott (2010) que afirma as pessoas que nasceram entre 1960 e 1980 representam a geração X ou também chamada de geração Baby Bust, onde estes acompanharam a chegada à lua, vivenciaram o surgimento do videocassete e do computador pessoal, enquanto a geração Y é formada pelos que nasceram após 1980 até o fim da década de 90, com TV e computador dentro de casa.
...