GERENCIAMENTO DA CADEIA SUPER
Trabalho acadêmico: GERENCIAMENTO DA CADEIA SUPER. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EUSOU2509 • 6/10/2014 • Trabalho acadêmico • 933 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
1- SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:
Reduzir custos e aumentar a eficiência;
Ampliar os lucros; Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;
Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;
Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;
Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;
Manter o menor estoque possível.
Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição.
Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação (Simchi-Levi, 2003), pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.
Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc, não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. A ideia do Supply Chain é reduzir as atividades táticas, ampliando a ação estratégica.
A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia - ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos fortalece a área que hoje, não só acompanha a aplicação dos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação. Os fornecedores nesse momento, passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser melhor administrados, vis a vis, a possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados. O comprador definitivamente abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo.
O Supply Chain Management serve para controlar, gerenciar e melhorar o fluxo de materiais e de informações dos fornecedores aos consumidores finais, através do trabalho em conjunto sustentado por relações de cooperação e confiança entre os diversos participantes da cadeia de suprimentos e com isso facilitando e dando mais precisão a tomada de decisões por parte dos vários componentes do SCM.
Com o SCM a empresa consegue autonomia para criar redes de fornecimento tolerantes a falhas, a empresa é capaz de perceber a escassez antes que ela ocorra e integrar um novo parceiro ou fornecedor a tempo de evitar atrasos. Os fornecedores também são beneficiados, já que com o SCM, eles conseguem prever as necessidades e reagir de maneira mais veloz às mudanças.
Através da utilização da Internet para levar a tecnologia
...