GESTAO DE PROJETOS
Por: FRANMENDES • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.148 Palavras (9 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I
Curso de Administração – 7° Série A
Matéria: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ATPS: Etapas 1 e 2
Campinas, 30 de Março de 2015
INTRODUÇÃO:
A seguir iremos abordar assuntos relacionados à Gestão de Projetos.
O intuito desta apresentação é mensurar os passos que fazem parte da gestão de projetos.
Esta apresentação é de extrema importância, pois a partir dela, seremos capazes de desenvolver este conhecimento no ambiente de trabalho, estando apto à elaborar, implementar e consolidar projetos.
ETAPA 1 - Passo 2:
CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS CONTEMPORÂNEOS:
Dentro do que chamamos de projeto contemporâneo temos a definição de que é um conjunto de atividades, realizadas em grupo,com o intuito de produzir algo, serviço ou resultado únicos em período de tempo pré determinado.
Pré-determinado, pois assim que se tem a intenção de realização do projeto, já se sabe qual vai ser sua duração até chegar no resultado esperado, então o projeto tem inicio e fim já definidos antecipadamente, e conseqüentemente, todas as ferramentas e recursos também são definidos.
O projeto trata de um operação exclusiva, ou seja, dentro do projeto não há rotina, tendo um conjunto de objetivos e execuções programadas a atingir seu “alvo”.
Desta forma uma equipe de projetos se dá por pessoas que não faziam parte de uma mesma equipe de trabalho, as vezes até vindo de empresas diferentes e de lugares (países, cidades) diferentes.
E individualmente e em conjunto posteriormente, cada um deve apresentar o resultado obtido a fim de integrar todos os resultados para atingir o programado dentro do prazo e orçamento já previsto.
Concluímos então que gerenciamento de projetos é a colocação de conhecimentos, e habilidades técnicas para que se atinja o esperado do projeto.
É uma competência estratégica que permite que se unam os resultados obtidos de um determinado projeto aos objetivos do negocio, para atingir ainda um outro fim que é a competição em seus mercados.
Até inicio do século XX era praticado sem que se fosse percebido, mas começou a ficar visível e ser implementado inclusive como profissão já no meio do século XX.
CARACTERÍSTICAS DE PROJETOS E DE PROCESSO:
Processo é uma palavra que deriva no latim procedere que significa método, sistema, maneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo. Processo é uma palavra relacionada com percurso, e significa “avançar”, “ou caminhar para frente”.
Existem três categorias básicas de processos:
Processo de negócio: são aqueles que caracterizam a atuação da organização resultando no produto que é recebido pelo cliente;
Processos organizacionais: são aqueles que viabilizam o funcionamento dos vários subsistemas da organização garantindo suporte ao processo de negocio citado acima;
Processos gerencias: são aqueles focalizados nos gerente e nas suas relações e incluem ações de medição e ajuste do desempenho da organização.
Os grupos de processos dentro do gerenciamento de projetos são cinco, sendo eles:
- Inicio
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
O conhecimento em gerenciamento de processos, é compostos por dez áreas:
- Gerenciamento da Integração
- Gerenciamento de Escopo
- Gerenciamento de Custos
- Gerenciamento de Qualidade
- Gerenciamento das Aquisições
- Gerenciamento de Recursos Humanos
- Gerenciamento das Comunicações
- Gerenciamento de Risco
- Gerenciamento de Tempo
- Gerenciamento das Partes Interessadas
CARACTERÍSTICAS DE UM GERENTE DE PROJETOS:
Os melhores gerentes de projetos são aqueles que, de forma consistente, entregam, dentro do prazo e do custo previstos, projetos que atendem às expectativas dos envolvidos. Esses profissionais entendem que liderança e habilidades interpessoais, são ainda mais importantes para uma boa gestão de projetos. Isso é o que diz Fumi Kondo, diretora da Intellilink, empresa de consultoria e treinamentos especializada em implementações de tecnologia: "Os gerentes de projetos com mais experiência sabem que se você não conquistar as pessoas, não importa a qualidade de sua metodologia ou de suas ferramentas”, afirma Kondo. “Se você não está gerenciando os usuários, patrocinadores e outros envolvidos, você pode entregar no prazo e no orçamento previstos, mas pode não atender às necessidades do negócio. E ninguém ficará satisfeito.”
Então, quais habilidades são necessárias para tornar-se um excelente gerente de projetos? A Intellilink analisou o perfil dos melhores profissionais da área e encontrou seis atributos-chave. Veja abaixo:
1. Eles têm o dom de prever. Bons gerentes de projetos são capazes de antecipar e evitar problemas que poderiam destruir o prazo, o orçamento ou a aceitação dos usuários.
2. Eles são organizados. A organização parece ser uma característica óbvia de um grande gerente de projetos, mas ela manifesta-se de diversas maneiras, incluindo a capacidade de se manter focado no todo e priorizar o que é realmente importante. “Na maioria dos projetos, existem tantas coisas que precisam ser feitas que é difícil manter tudo sob controle”, avalia Kondo. “Ser capaz de priorizar o trabalho de sua equipe é um aspecto crítico do que um gerente de projetos tem de fazer.”
3. Eles sabem liderar. Gerentes de projeto têm de influenciar e interagir com uma grande variedade de pessoas, incluindo suas equipes de projetos e os patrocinadores da iniciativa. Como muitas equipes não reportam diretamente ao gerente de projeto, esse profissional tem de encontrar maneiras de motivar as pessoas a quem não lidera oficialmente, mas que podem levar ao sucesso ou ao fracasso do projeto. Além disso, são profissionais, que precisam inspirar a confiança dos envolvidos e patrocinadores, para os casos em que o prazo, ou o budget da iniciativa precisarem ser renegociados ou forem necessários recursos adicionais.
...