GESTÃO DE AUDITORIA DE PESSOAS
Abstract: GESTÃO DE AUDITORIA DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camila0107 • 13/11/2014 • Abstract • 976 Palavras (4 Páginas) • 430 Visualizações
AUDITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
O processo de monitoração é o que visa saber como os indivíduos executam as atribuições que lhes são confiadas na organização, identificando pontos fortes e fracos, e dar subsídio à alta administração para a implementação das políticas de incentivo, de treinamento e de substituição. Conhecido como auditoria de pessoal ou avaliação do desempenho.
Independentemente do tamanho da empresa, as constantes mudanças de natureza econômica, social e tecnológica geram a necessidade de se investir em capital humano como diferencial para competitividade e fonte para garantir um desenvolvimento com qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Através do incremento de uma adequada gestão de pessoas, administrado de forma ampla, é possível obter resultados satisfatórios.
O conhecimento é uma nova fonte de riqueza e deve ser muito bem administrada. Portanto, a empresa que conseguir usar desta ferramenta, terá um diferencial em um mercado tão competitivo como o atual.
Banco de dados é um conjunto de informações relacionadas entre si que se referem ao mesmo assunto, organizadas de uma forma prática para que o usuário possa obter as informações facilmente. O Sistema de Informação é o gerenciamento do fluxo de dados na organização e tem como objetivo principal auxiliar no planejamento, implementação e controle dos processos, no caso específico do trabalho de Recursos Humanos. Nesse sentido, a auditoria é a verificação das políticas e práticas do pessoal da organização por meio da análise da conformidade das mesmas.
As informações que devem conter em um banco de dados para atender os recursos humanos são:
• Avaliação de desempenho – informações com base nas competências que os cargos exigem: avaliação individual ou geral dos funcionários, armazenamento da série histórica das competências e do desempenho do funcionário;
• Administração de Treinamento;
• Avaliação e pesquisa;
• Provisão de pessoal.
De acordo com Chiavenato (2004), na área de RH, os vários bancos de dados interligados permitem obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade como:
1) Dados pessoais sobre cada empregado, formando um cadastro de pessoas;
2) Dados sobre os ocupantes de cada cargo, formando um cadastro de cargos;
3) Dados sobre os empregados de cada seção, departamento ou divisão, formando um cadastro de seções;
4) Dados sobre os salários e incentivos salariais, formando um cadastro de remunerações;
5) Dados sobre os benefícios e serviços sociais, formando um cadastro de benefícios;
6) Dados sobre candidatos (cadastro de candidatos), sobre cursos e atividades de treinamento (cadastro de treinamento).
Para Chiavenato (1997:117), um sistema de informações utiliza como fonte de dados elementos fornecidos por:
a) Banco de Dados de Recursos Humanos
b) Recrutamento e Seleção de Pessoal
c) Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal
d) Avaliação de Desempenho
e) Administração de Salários
f) Higiene e Segurança
g) Estatísticas de Pessoal
h) Registros e Controles de Pessoal a respeito de faltas, atrasos, disciplina etc.
O ponto de partida de um sistema de informação de RH, segundo Chiavenato (2004), é o banco de dados. O objetivo final de um sistema de informação é abastecer as gerências de informações sobre seu pessoal.
A auditoria em Recursos Humanos, segundo Mee apud Chiavenato (1994: 483), pode ser definida “como análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização, e avaliação do funcionamento atual, seguida de sugestão para melhoria”. A empresa busca se conhecer melhor, para poder assim alcançar seus resultados de uma maneira mais eficiente.
Chiavenato (1997:124) alega que o “propósito principal da auditoria de recursos humanos é mostrar como o programa está funcionando, localizando práticas e condições que são prejudiciais à organização ou que não estão compensando o seu custo, ou ainda práticas e condições que devem ser acrescentadas”.
São funções da auditoria indicar as falhas e problemas, determinar as possíveis soluções e sugestões, bem como salientar os aspectos positivos
...