GESTÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO E HABILIDADES GERENCIAIS
Por: Nassila Nascimento • 2/9/2015 • Monografia • 688 Palavras (3 Páginas) • 483 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 ASPECTOS CONCEITUAIS 6
2.1 Conflitos - Causas e Consequências 6
2.2 Estratégias de Resolução de Conflitos 6
3 METODOLOGIA E RELATO DA EXPERIÊNCIA 9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 20
APÊNDICES E/OU ANEXOS 21
LISTA DE FOTOGRAFIAS
Foto 01 – Abertura da Palestra 11
Fotos 02 e 03 – Entendendo o conflito e suas causas 12
Foto 04 – Identificação e administração dos conflitos 13
Foto 05 – Lidando com conflitos nas áreas de trabalho 13
Foto 06 – A liderança como ferramenta de gestão de conflitos 14
Foto 07 – Debatendo casos práticos de conflitos 15
Foto 08 – Apresentação do vídeo “Meu gestor, meu problema” 15
Foto 09 – Finalizando a palestra 17
1 INTRODUÇÃO
No cenário atual em que as empresas estão buscando ganhar mercado através do seu desenvolvimento interno e externo, o gerenciamento de conflitos vem se mostrando determinante para o sucesso organizacional, uma vez que melhora a comunicação, o desempenho individual, a cooperação e o relacionamento entre os colaboradores e gestores.
Os conflitos estão cada vez mais presentes em todo tipo de situação, e precisamente, no ambiente de trabalho onde as diferenças sobrepõem às semelhanças, pois, onde houver pessoas reunidas com mesmos interesses e propósitos, ou divergentes entre si, sempre haverá a existência de conflitos.
A gestão de conflitos deve ser abordada sob a ótica de que situações conflituosas, se bem administradas, podem apresentar oportunidades de crescimento, melhorias e mudanças contínuas. Logo, os conflitos deverão ser conceituados e analisados, levando em consideração, seus tipos e abordagens, a fim de identificar seus efeitos nas organizações.
Muitos deles são inevitáveis e constantes, porém existem ambientes e situações que potencializam a ocorrência dos mesmos, sendo que a melhor forma de se entender e trabalhar problemas conflitantes é estudando as suas causas e à maneira de transformá-los em algo positivo para o grupo. Assim, se faz necessário identificar todos os padrões recorrentes de tensão no trabalho, sejam eles: pressões, intolerâncias, inflexibilidades, entre outros com o intuito de reduzir eventos que provocam o estresse, a desmotivação e a insatisfação dos colaboradores.
Nesse contexto, o propósito do tema é levar a todos a importância dessa gestão para as empresas como uma ferramenta de valorização e apoio aos líderes e colaboradores, na prevenção e redução
...