Habilidades de Um Mediador de Conflitos
Por: Elidamaris • 4/1/2019 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Habilidades de um mediador de conflitos.
Um mediador de excelência reúne além de suas habilidades naturais como também as técnicas. O que seria uma habilidade natural? Penso que seria aquela intrínseca da pessoa que possui um perfil pacificador, poderia pensar que seria um dom, um mediador nato. Mas isso somente não é suficiente, pois um bom mediador tem que saber explorar o terreno com suas técnicas, assim fará o trabalho alcançando a excelência. Por fim, é de extrema importância que o mediador tenha um perfil adequado para atuar, somado com as técnicas, e procurando se atualizar constantemente, assim teremos um profissional completo.
A meu ver, para atingir um nível de excelência na mediação, atuando como mediador não basta apenas conhecer as ferramentas, técnicas e os procedimentos, mais do que isso, tem que ter a sensibilidade para usá-las de acordo com o contexto de cada situação, procedendo com adequação ao caso concreto.
Os advogados que atuam na mediação e que tem certo conhecimento do procedimento ajudam em muito na resolução de uma controvérsia, pois atua com uma postura colaborativa, dessa forma integrando à equipe de profissionais com o objetivo de resolver as questões postas na mesa, tanto da mediação como na da negociação.
Penso que podemos estender essas ponderações para os responsáveis pela formação de mediadores e advogados, pois no caso de formadores de mediadores, estes precisam oferecer um serviço de excelência, por outro lado os mediadores tem obrigatoriamente que dar continuidade no conhecimento que adquiriu, pois a mediação é um processo evolutivo e sempre terá que ser aprimorado.
...