GESTÃO E PLANEJAMENTO
Projeto de pesquisa: GESTÃO E PLANEJAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: humbertof93 • 2/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.732 Palavras (11 Páginas) • 133 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
TRABALHO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
LAIO BAHIA
HUMBERTO ARAÚJO FILHO
OTTO SIHLER
TELMA COUTO
VICTOR AFONSO
Salvador/BA, Brasil
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
TRABALHO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
Trabalho referente à realização de projeto da
matéria Gestão e Planejamento de Obras,
disciplina ministrada pela docente Iara Magalhães.
Salvador/BA, Brasil
2014
Etapas e Sequência da Obra
Especificações técnicas para a construção de uma unidade habitacional com xm² de área construída, contendo os cômodos sala de estar, dois dormitórios, cozinha, banheiro, varanda, lavabo, sala de jantar, área de serviço e garagem. Todos os serviços serão executados segundo as normas técnicas e especificações.
Os projetos, a execução e a fiscalização da obra deverão ser de responsabilidade de profissionais técnicos, regularmente inscritos e em dia com o CREA.
Os projetos, a execução e a fiscalização deverão ser registrados no CREA e demais órgãos necessários a legalização da obra.:
1. Contratação de escritório de arquitetura:
Formalizar essa contratação em contrato.
2. Elaboração de anteprojeto de arquitetura:
Após a reunião com os arquitetos, desenvolver um anteprojeto para a aprovação do cliente.
3. Elaboração dos projetos:
Com o anteprojeto aprovado, desenvolver os projetos de arquitetura, detalhamentos, planta humanizada e 3d;
4. Aprovação do projeto de arquitetura legal na prefeitura:
Registrar o projeto para aprovação e liberação em órgão competente da prefeitura municipal da cidade onde a obra será executada.
5. Contratação de escritório de projetos de estruturas e instalações:
Com o projeto de arquitetura definido, fazer a contratação dos projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidro-sanitárias (água fria, esgoto, água quente), telefonia e internet.
6. Elaboração do orçamento da obra:
7. Elaboração do planejamento da obra:
Montar um planejamento para a obra. Definir o início da obra e distribuir o custo nas etapas para saber quanto custará cada uma delas.
8. Limpeza e fechamento do terreno:
Preparação para iniciar a obra. O terreno deve estar limpo e terraplenado até aproximadamente às cotas de nível definidas para execução as fundações.
9. Montagem do canteiro ou barracão de obras:
Montagem da estrutura para estocar materiais e os profissionais que vão trabalhar na obra.
10. Serviços de terraplenagem:
A movimentação de terra no terreno deverá ser realizada de maneira a deixar o terreno com as cotas nos níveis pré-estabelecidos pelo serviço de topografia.
11. Locação da obra:
Montagem do gabarito de obra e a definição dos eixos para a execução das fundações e, em seguida, as estruturas e paredes.
12. Fundações ou infraestrutura:
As fundações que vão sustentar toda a casa. São os serviços que vão ficar na terra.
As fundações serão realizadas com o uso de sapatas corridas em concreto ciclópico, com fck mínimo de 20MPa, sendo executado uma alvenaria de regularização das alturas sobre o mesmo e uma cinta de fundação em concreto armado, fck mínimo de 20MPa.
As escavações de valas para execução de sapatas aos níveis de projeto. O fundo das valas será devidamente apiloado para receber lastro de brita, com espessura de aproximadamente 2,5 cm.
Sobre a superfície superior e pelo menos 15cm das superfícies laterais das vigas de baldrame serão aplicadas 3 demãos de emulsão asfáltica (Igol 2 da Sika ou similar) de modo a evitar a umidade nas paredes.
13. Estrutura ou superestrutura:
É a sustentação da casa. São os serviços que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes. Podem ser em concreto armado, alvenaria estrutural, ou em aço.
O concreto para a supra-estrutura deverá ser com resistência mínima de 20MPa.
O lançamento e vibração do concreto na estrutura serão feitos cuidadosamente, de tal forma que não ocorra o desagregamento dos materiais.
As fôrmas para execução de vigas, e pilares serão do tipo que a executora achar mais conveniente (madeirite, madeira resinada, tábuas, etc.), obedecendo às dimensões definidas no projeto estrutural e de fôrmas, com o devido escoramento de modo a evitar que os elementos estruturais sofram qualquer tipo de deformação durante a concretagem.
Vejam abaixo quais são as principais peças estruturais e os três conceitos básicos de armadura:
Armação Negativa: armaduras que ficam na
...