Gerenciamento geral da qualidade
Projeto de pesquisa: Gerenciamento geral da qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taprado • 25/10/2014 • Projeto de pesquisa • 3.020 Palavras (13 Páginas) • 344 Visualizações
INTRODUÇÃO
Diante do cenário desafiador que as organizações atuais têm enfrentado, onde a competitividade imposta pela globalização tem alcançado as “gigantes”, que pareciam inabaláveis torna-se urgente encontrar ferramentas pertinentes, que permita diferenciá-las das demais.
O uso da aplicação de uma série de ferramentas torna a empresa mais rápida, para enfrentar as demandas do mercado, reduzindo suas perdas, otimizando os custos operacionais, melhorando o relacionamento com os clientes, reduzindo o desperdício, todas essas ações são praticadas com o objetivo de aumentar o lucro.
Sobre as ferramentas gerenciais disponíveis, alguns autores defendem que independentemente do programa, duas ferramentas são essenciais utilizadas em todos os programas; o 5S e o ciclo PDCA de Deming. O 5S é um processo educacional que visa organizar o ambiente de trabalho. Seu objetivo é mudar a maneira de pensar e agir das pessoas, pode ser aplicado a todos e em todas as organizações, atingindo todos os níveis hierárquicos deforma rápida e prática. Os 5S significam:
1)Seiri (senso de utilização);
2)Seiton (senso de arrumação);
3)Seisoh (senso de limpeza);
4)Seiktsu (senso de saúde e higiene);
5)Shitsuke (senso de autodisciplina);
A segunda ferramenta é o ciclo PDCA, definido por Deming na década de 1940, essa ferramenta determina como proceder a melhoria contínua de qualquer produto, é um método para a prática do controle e pode ser aprendido por todos na empresa. Outra ferramenta de melhoria contínua que vem ganhando a adesão das organizações espalhadas pelo mundo é os Seis Sigmas. Empresas tradicionais como Motorola e GE adotaram os Seis Sigmas, visando à melhoria de seus processos empresariais. Essa ferramenta é conhecida como parte da Gestão da Qualidade, como um programa que agrega valor aos outros por que:
1)visa a melhoria contínua de processos por meio de projetos;
2) consegue medir, quantificar as melhorias de qualidade em resultados financeiros;
3)Apresenta programa de treinamento dos profissionais nas diversas ferramentas de qualidade.
ETAPA 1
1. É o conjunto de característica de desempenho de um produto ou serviço que, em conformidade com as especificações atente e, por vezes, supera as expectativas e anseios dos consumidores/clientes.
Ao longo do tempo ocorreram mudanças relevantes em sua forma de gestão, essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. A busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
2. A gestão da qualidade total (TQM) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. O TQM é composto de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Tanto a qualidade quanto a manutenção poderá ser qualificada de forma total, porquecada empregado participa é responsável pela realização dos objetivos da empresa. A comunicação organizacional em todos os níveis torna-se uma peça chave da estrutura da empresa. Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A consciencialização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para micro e pequenas empresas de todo o mundo. A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas. Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais. A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maiorcapacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes. As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade positiva de mudança. Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem-vinda. Toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada. Uma organização que se propõe a uma gestão voltada para a "qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
3. Walter Shewhart: Lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.
Armand V. Feigenbaum: Definiu, nos anos 50, o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, parapermitir produtos e serviços mais económicos que levem em conta a satisfação total do consumidor".
W. Edwards Deming: Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas
...