Sistema de gerenciamento de qualidade de acordo com os requisitos da ISO 9001 versão 2000
Artigo: Sistema de gerenciamento de qualidade de acordo com os requisitos da ISO 9001 versão 2000. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucelinobala • 20/11/2013 • Artigo • 840 Palavras (4 Páginas) • 489 Visualizações
Introdução
A SALINA SOLEDADE Ltda. estabelece a questão de Qualidade como um valor agregado ao seu produto e serviço buscando de forma permanente manter um equilíbrio no atendimento à todas as partes interessadas.
Esta é considerada uma estratégia de negócio.
Os princípios de Gestão da Qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisões e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores, são as diretrizes que estabelecem o Sistema de Gestão da Qualidade.
A estrutura organizacional é suportada em processos gerenciais com identificação das competências necessárias.
O Sistema de Gestão da Qualidade está alinhado com os requisitos da norma NBR ISO 9001 versão 2000 e consistente para assegurar a capacitação da empresa para Projetar, Extrair e Produzir Sal Marinho para o mercado em que atua e prover toda Assistência Técnica necessária.
1. Perfil da Empresa
A SALINA SOLEDADE Ltda. é uma empresa de cunho familiar, fundada em 1969. Possui escritório de administração central localizado na Av. Duque de Caxias, 76 – 2º andar, sala 310 – Ribeira – Natal/RN e sua unidade fabril localizada no Distrito Soledade – Município de Macau/RN. A empresa produz sal marinho mantendo posição de destaque no mercado graças ao padrão de qualidade dos seus produtos. Atende aos segmentos das Charqueadas, Pecuária, Produtores de Sal Mineralizado, Indústrias Texteis, de Petróleo, entre outras e opera em todo o território nacional.
A empresa, interessada permanentemente no aperfeiçoamento de suas ações, está em fase de implementação do Sistema de Qualidade, por entender ser fundamental o processo de desenvolvimento de Recursos Humanos, garantindo a satisfação plena de seus clientes internos e externos.
2. Declaração dos Princípios Empresariais Gerais
2.1 Visão:
Ser uma empresa, com Critérios de Excelência, exemplo para o setor salineiro brasileiro.
2.2 Princípios e Valores:
Acionistas
Os Acionistas estão comprometidos com a Qualidade dos produtos e serviços, proporcionando investimentos que assegure o sistema, buscando uma maximização do capital investido que atenda suas expectativas.
Clientes
Identificar e entender as necessidades e expectativas, atuais e futuras, dos clientes, buscando aumentar sua satisfação. Essas necessidades e expectativas são transformadas em requisitos, sendo assim, planejamos produtos e serviços que ofereçam valores em termo de preço, qualidade, segurança e requisitos do produto, sendo apoiados pelas competências tecnológicas e comercial necessárias.
Colaboradores
Proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, bem estar e satisfação das pessoas por meio de uma gestão participativa, educação para a qualidade, capacitação e motivação. Com o intuito de que contribuam para o alto desempenho da empresa.
Parceiros e Fornecedores
Procurar relacionamentos mutuamente benéficos com os fornecedores e associações e, ao fazê-lo, promover a aplicação dos princípios da companhia.
A promoção destes princípios com eficácia será um fator importante para encaminhar e conservar tais relações.
Sociedade
Conduzir os negócios como membros empresariais responsáveis da sociedade, observar as leis do país no qual opera, expressar apoio pelos direitos humanos fundamentais em linha com o exercício legítimo da atividade e dar atenção apropriada a saúde, a segurança e ao meio ambiente, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Essas cinco áreas de responsabilidade são vistas como inseparáveis.
Portanto, é dever da gerência avaliar continuamente as prioridades e desempenhar suas responsabilidade o melhor possível, com base nessa avalia.
3. Revisões no Manual da Qualidade
Alterações no Manual da Qualidade podem ser recomendadas por todos os membros da organização.
Todas as alterações serão implementadas pela coordenação da Qualidade, com aprovação do Representante da Qualidade.
Além desta condição, o Manual será alterado nas seguintes situações:
* Quando a coordenação julgar necessário baseado em resultados das avaliações do Sistema de Gestão da Qualidade ou através de Indicadores controlados.
*
...