Gestao de Processo
Por: ClaudionorCL • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 181 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS | [pic 1] |
Professor: Frederico de Oliveira Araujo | |
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTROLADORIA MATERIAL DIDÁTICO | |
Modelo de Gestão e Processo de Gestão
Para entender melhor o que é um Modelo de Gestão vamos estudar origem das palavras utilizadas na expressão. Modelo tem sua origem no latim Modulus que significa molde, forma, é uma representação simplificada da realidade. O termo já foi utilizado em diversas áreas, porem sempre seguindo o mesmo conceito de algo que deve ser seguido. Modelo é a descrição do funcionamento de um sistema, representando uma construção em particular, utilizando-se da teoria, a qual lhe serve como base conceitual
Gestão é o processo de tomada de decisão, baseado em um conjunto de conceitos e princípios, que visa garantir a consecução da missão da organização. Gerir é organizar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma instituição através de técnicas adequadas. Então podemos dizer que Modelo de Gestão é gerir através de um exemplo já existente realizando apenas as adaptações necessárias para as particularidade de cada organização.
O modelo de gestão deve corresponder a um conjunto de definições relativas ao processo de gestão empresarial, diretamente derivados das crenças e valores da organização. Uma boa gestão está se tornando cada vez mais um fator de sucesso para as organizações, já que a grande maioria delas além de visarem os lucros buscam uma forma cada mais eficiente de redução de custos, e caso os objetivos não sejam alcançados os responsáveis pela gestão é que serão cobrados, por isso é fundamental que os gestores consigam manter as informações das diversas áreas da empresa integradas.
O Modelo de Gestão é um conjunto de normas, princípios e conceitos que tem por finalidade orientar o processo administrativo de uma organização, para que esta cumpra a missão para a qual foi constituída.
As atividades organizacionais deverão ser corretamente estruturadas em um processo de gestão incluindo, para cada etapa considerada, o planejamento, a execução e o controle. Esta estruturação permite que as operações da empresa possam ser analisadas e estudadas de forma coerente e sistemática. Os gestores devem ser os responsáveis pela obtenção da eficácia da organização através do processo de gestão.
O processo é a sucessão de estados de um sistema, que possibilita a transformação de um insumo em produto/serviço. O processo de gestão é um processo de ações, por parte dos gestores em função de suas necessidades, de se tomar decisões, compreendendo as atividades de planejamento, execução e controle.
O processo de gestão constitui-se num processo decisório configurado no modelo de gestão definido conforme as crenças e valores dos proprietários, portanto, pode assumir diversas formas segundo a realidade de cada empresa. O processo aqui descrito subdivide-se nas fases de Planejamento Estratégico, Planejamentos Operacionais de Longo, Médio e Curto Prazos, Execução e Controle.
O Planejamento Estratégico tem por objetivo assegurar o cumprimento da missão e garantir a continuidade da empresa; deve permitir a construção de cenários futuros, dentre os quais será escolhido aquele que, segundo as expectativas dos gestores, melhor representa as condições em que a empresa estará atuando; pela análise dos pontos fortes e fracos da empresa frente ao cenário projetado, serão identificadas as oportunidades e ameaças, o que permitirá estabelecer as diretrizes estratégicas a serem adotadas.
O Pré-planejamento Operacional assegura a escolha das melhores alternativas de ação que operacionalizem as diretrizes estratégicas, cujas atividades envolvidas são: a) definir os objetivos e metas operacionais de cada área, b) proceder à identificação das diversas alternativas de ação, c) analisar estas alternativas, selecionando as melhores, e d) consolidar e harmonizar as alternativas das diversas áreas; o sistema de informações deve prover os resultados econômicos das alternativas simuladas; o produto da fase é o conjunto das alternativas selecionadas.
O Planejamento Operacional de Curto, Médio e Longo Prazos, no longo e médio prazos é feito o detalhamento das alternativas selecionadas na fase de pré-planejamento, visando otimizar seu desempenho; a ênfase do módulo de planejamento não é tanto na agilidade e rapidez na obtenção das informações, e sim na eficácia da informação como um todo; são quantificadas as diversas variáveis planejadas em termos de recursos, volumes, preços, prazos, investimentos, etc.
No curto prazo, normalmente um mês, são replanejadas as ações à luz das novas variáveis conhecidas. Nesta fase, o subsistema de informações operacionais viabiliza o planejamento das ações a serem implementadas pelas diversas áreas no curto prazo e acumula, de forma detalhada, as ações estabelecidas. O módulo de simulação permite que os gestores selecionem as ações de curto prazo que otimizarão o resultado da empresa. O módulo de planejamento registra, em termos monetários os impactos das ações planejadas.
Na fase da Execução os gestores implementarão as ações planejadas de modo que a empresa atinja os objetivos previstos. São identificadas as diversas alternativas de execução das ações planejadas, selecionando a que otimiza o resultado da empresa. Nesta fase o subsistema de informações operacionais registrará as ações implementadas, enquanto o subsistema de informações para a gestão, através do seu módulo de simulação, apontará os resultados econômicos de cada alternativa de ação e registrará os impactos econômicos das ações executadas, por meio do seu módulo do realizado.
Na fase de Controle são feitas análises pelos gestores comparando o planejado com o realizado, definindo ações corretivas para o planejamento ou o replanejamento se necessário. O subsistema de informações operacionais apontará os desvios ocorridos no nível físico-operacional das atividades executadas, enquanto o subsistema de informações para a gestão confronta o planejado com o realizado demonstrando os impactos dos desvios sobre os resultados econômicos.
1) O processo de planejamento:
a) se inicia com o planejamento de longo prazo, que direciona a formulação dos planos de curto prazo
...