Gestão Financeira Empresarial: Desafios e Dificuldades
Por: Emmanuella de Souza • 11/5/2021 • Monografia • 4.277 Palavras (18 Páginas) • 216 Visualizações
Gestão Financeira Empresarial: Desafios e Dificuldades
Emmanuella Hutemann de Souza[1]
Flávia Vancim Franchone Massa [2]
RESUMO
A gestão financeira empresarial tem sido vista por uma dualidade constante, haja vista, que em meio a esses contextos, sucesso e fracasso estão atrelados. No entanto, vale ressaltar que muitos são os fatores que influenciam direta e indiretamente para que evidenciemos essa dualidade. Assim, toma-se como foco principal os desafios e dificuldades concernentes a gestão financeira empresarial, enfatizando sobre as nuances que permeiam o fracasso de muitas empresas. Tendo em vista as premissas abordadas, este trabalho justifica-se em apresentar o contexto panorâmico na atualidade em relação a esses desafios e dificuldades evidenciados, objetivando identificar os fatores que permeiam esse universo, bem como analisar as consequências de uma má gestão financeira, além de promover e suscitar mais informações sobre a área financeira de uma empresa e a importância de uma boa gestão. Para tanto, como pressupostos metodológicos, usou-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica, de natureza qualitativa, com abordagens descritivas, os quais foram embasados sobre as teorias previstas em literaturas já conhecidas no meio acadêmico e fora dele.
Palavras-Chave: Gestão. Desafios. Dificuldades.
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que a gestão financeira é um tema bastante debatido e evidenciado na atualidade, sendo discutido em diversos segmentos. Com base nisso, este trabalho apresenta um contexto sobre tais pressupostos, onde ressalta-se que em meio a um cenário econômico competitivo, muitas empresas acabam passando por diversas dificuldades e desafios.
São muitos os fatores que estão associados ou atrelados ao sucesso e/ou fracasso de uma empresa por exemplo, onde pode-se notar que cada vez mais torna-se importante uma gestão eficaz como aliada insubstituível para o bom andamento e desenvolvimento de uma empresa.
Um outro ponto a ser destacado, reflete a concorrência entre as organizações, que sem dúvida nenhuma, faz crescer cada vez mais a importância de os gestores manterem-se atualizados para a tomada de decisões rápidas e eficazes.
Em vista disso, este estudo pauta-se em apresentar os desafios e dificuldades concernentes a gestão financeira empresarial, enfatizando sobre as nuances que permeiam o fracasso de muitas empresas, além de identificar fatores que influenciam direta e indiretamente para um “possível” fracasso, bem como promover mais informações sobre a temática baseada em literaturas já existentes.
Para tanto, faz-se necessário justificar este estudo, uma vez que ele surgiu da necessidade em compreender o meio empresarial, destacando o segmento financeiro de uma empresa, onde observou-se que em meio a uma sociedade consumidora ao extremo, muitas empresas de pequeno porte não conseguem passar por dificuldades, seja no início do empreendimento ou na fase que a mesma já se encontra meio estruturada.
Ao suscitar e levantar questões sobre a temática, evidenciava-se que este assunto ainda precisa ser massificado e trabalhado com mais intensidade nas literaturas, uma vez que suas nuances sempre permeiam um universo empresarial para empresas de grande porte, o que faz com que relativamente os estudos se voltem mais para este segmento.
Então, para o embasamento teórico deste trabalho, foi usado materiais advindos de outras literaturas de teóricos renomados, livros, revistas e artigos que puderam dar veracidade e embasamento legal para este estudo, pautando assim, esta pesquisa de cunho bibliográfica, que conforme Silva (2010, p.54) pesquisa bibliográfica é “uma pesquisa que explica e discute um tema ou problema com base em referencias teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos e etc.” ,de natureza qualitativa e caráter descritiva, com abordagens exploratórias.
Com base nisso, este trabalho segue estruturado de maneira a apresentar um contexto metodológico, onde em seu primeiro tópico faz a apresentação deste estudo; em seguida, apresenta o referencial teórico; depois traz a análise das literaturas em seu resultado e discussões, e por último apresenta as suas conclusões finais e pareceres sobre a temática abordada.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
- ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA
Ao contextualizar a administração financeira, é necessário que levemos em conta fatores internos e externos que a envolve. Todavia, é preciso conceituar o que seria a administração financeira na atualidade.
Levando em consideração ao que foi exposto, Gitman (2010) diz que a administração financeira é a área em que se tomam decisões, destinadas a maximizar o valor da empresa.
Ainda para Gitman (2010), a administração financeira desempenha um papel importante através do administrador financeiro, o qual administra todos os tipos de finanças de uma empresa, buscando sempre acompanhar as mudanças no ambiente externo e interno no meio econômico, elevando a sua importância e responsabilidade.
Vale ressaltar ainda, que a administração financeira é vista sob óticas diferentes, e retomam objetivos e papeis segundo alguns teóricos, como o alicerce principal para uma boa gestão.
Assim, para Hoji (2010):
A Administração Financeira tem o objetivo econômico de maximizar a riqueza de seus proprietários, através de um retorno compatível ao risco assumido. A geração de lucros e caixa permite que a empresa reinvista seu lucro em benefício da comunidade, dos seus funcionários e nela própria.(HOJI,2010,p.43).
Já para Maximiano (2009):
A administração é essencial para a organização das empresas, desde a sua inclusão no mercado, em sua permanência e sucesso. Em uma empresa é necessário que todas as decisões passem antes por uma análise financeira que demonstre sua viabilidade, para que se possa alcançar o objetivo geral da organização (MAXIMIANO, 2009,p.21).
Em vista disso, ressalta-se também sobre um fator muito importante para o contexto da administração financeira, a qual está associada a globalização e a tecnologia da informação, que aparecem como nova tendência do século XXI, o que consequentemente traz consigo pontos positivos e negativos a serem estudados, buscando assim aprimoramento e criatividade para enfrentar os desafios de um cenário moderno (BRIGHAM e EHRHARDT, 2010).
No entanto, é necessário ressaltar que esta tecnologia agregada de maneira eficiente, permite a qualquer segmento uma administração financeira mais eficaz, ou seja, uma gestão de qualidade.
...