Gestão da Diversidade
Por: rafaelacaroline • 1/11/2024 • Projeto de pesquisa • 3.616 Palavras (15 Páginas) • 14 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO
Gestão Comercial
DANIELA ALVES FERREIRA
RAFAELA CAROLINE DA SILVA
GESTÃO DA DIVERSIDADE: a inclusão de de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seus impactos.
PATROCÍNIO – MG
2024
DANIELA ALVES FERREIRA
RAFAELA CAROLINE DA SILVA
GESTÃO DA DIVERSIDADE: a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seus impactos.
Projeto de Pesquisa Científica apresentado ao Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), como parte das atividades requeridas para o 2º Período na disciplina de Metodologia.
Profª. Marlucio Anselmo Alves.
PATROCÍNIO – MG
2024
RESUMO
O processo de inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho está relacionado às políticas de responsabilidade social empresarial e não é apenas uma questão social para as empresas, mas também uma obrigação legal. Mesmo que as pessoas com deficiência tenham conquistado seu lugar no mercado de trabalho, ainda é difícil, pois enfrentam dificuldades. Apesar do progresso significativo na qualidade de vida das pessoas com deficiência nos últimos séculos, muito ainda precisa ser feito para garantir que a qualidade de vida das pessoas com deficiência continue a melhorar. Essa melhoria na qualidade de vida foi além graças às tecnologias que surgiram ao longo dos anos. E com o tempo, a vida das pessoas com deficiência melhorará, tornando mais fácil para elas levar uma vida normal como qualquer outra pessoa. E poderá fazer o que quiseres. Aproveitar a vida cotidiana, como comunicação, estudo, trabalho e atividades de lazer. E isso em grande parte só é possível graças à assistência possibilitada pelo progresso tecnológico. Esta evolução tem-se refletido também no mercado de trabalho das pessoas com PCD, não só ao nível da facilitação da entrada no mercado de trabalho, mas também ao nível da formação e apoio à atividade profissional.
Palavras-chaves: Gestão de pessoas. Pessoas com deficiência. Organizações.
1 INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho apresenta características atuais onde a concorrência e competitividade ocupam lugar de destaque. Para adentrá-lo e manter-se nele se exige uma boa qualificação e atualização constante. A situação, ainda é mais preocupante para as pessoas com deficiência que muitas vezes não tem oportunidades e se deparam com preconceito pessoal e da sociedade.
A inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho ainda é complexa e necessita ser discutida e avaliada considerando os deveres das empresas, os direitos da pessoa com deficiência e a capacitação desses profissionais.
Ethos (2002) considera que a inclusão no mercado de trabalho contribui para a cidadania. Contribuindo para relacionamentos e interação que antes a pessoa com deficiência não percebia. A participação ativa através de um emprego acarreta a independência financeira, aumento da autoestima, confiança e da possibilidade de interagir com outras pessoas, inserindo na sociedade como cidadão participativo e consciente de seus direitos e deveres.
De acordo com Sassaki (2003) a inclusão social é um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, mas, para isso as empresas precisam eliminar as barreiras físicas sociais para que as pessoas deficientes possam ter acesso ao mundo do trabalho e assim desenvolver-se pessoal, social, educacional e profissionalmente.
No contexto histórico há pouco tempo o deficiente começou a tomar seu lugar no mercado empresarial, com a exigência da inclusão, as empresas se viram obrigadas através da lei de cotas a contratar deficientes. Hoje começam a perceber que oferecendo condições de trabalho, esses profissionais podem se destacar em seus trabalhos, trazendo resultados positivos para o desenvolvimento das organizações.
Conforme Botini (2002), o conjunto de leis brasileiras visa garantir a oportunidade de estudo e trabalho em situação de igualdade às pessoas com deficiência como qualquer outro cidadão, é razoavelmente avançado em relação à maioria dos outros países. Porém, a realidade é bem diferente, pois é necessário haver uma preparação da sociedade para se adaptar também às deficiências e suas necessidades, que muitas vezes acarretarão mudanças estruturais.
Ao se falar na inclusão do deficiente no mercado de trabalho muitos aspectos devem ser levados em consideração, por isso este trabalho reúne leis, dificuldades encontradas pelas empresas e deficientes no processo de inclusão.
2 TEMA
Escolhemos o tema gestão da diversidade, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e seus impactos; para a pesquisa científica.
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente projeto de pesquisa refere-se inclusão de pessoas com a deficiência no mercado de trabalho e seus impactos. A escolha do tema surgiu após uma inquietação das autoras na tentativa de compreender sobre as possíveis dificuldades enfrentadas pelos PCD no mercado de trabalho. É uma questão fundamental para a igualdade de oportunidades e da diversidade das organizações, sabemos que o trabalho é o principal meio de garantir a sobrevivência para o ser humano. Por isso, aprofundar sobre o tema nos possibilitará formas de contribuir aos PDC meios para que eles possam desenvolver suas competências produtivas.
4 JUSTIFICATIVA/ FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O trabalho contribui para o desenvolvimento do indivíduo como cidadão, como sujeito de direitos e deveres, capaz de pertencer a uma sociedade e garantir sua subsistência. Reforçando a importância das mesmas oportunidades para as pessoas com PCD para que possam ingressar no mercado de trabalho, ressalta-se que para isso precisam ser capacitados de forma a incluir-se na sociedade, abrindo-lhes espaços de participação social e de exercício pleno da cidadania.
...