Gestão da Sustentabilidade: Estudo do Conceito de Sustentabilidade aplicado as organizações
Por: Susana Nascimento • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 5.234 Palavras (21 Páginas) • 294 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Gestão DA SUSTENTABILIDADE: Estudo do conceito de sustentabilidade aplicado as organizações
kARLA Aureliano da Silva
Liliana de fátima celestino campanha
susana do nascimento ciardullo
viviane de cássia rodriges frança ribeiro
SÃO PAULO
2016[pic 1]
KARLA AURELIANO DA SILVA
LILIANA DE FÁTIMA CELESTINO CAMPANHA
SUSANA DO NASCIMENTO CIARDULLO
VIVIANE DE CÁSSIA RODRIGUES FRANÇA RIBEIRO
gESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: Estudo do conceito de sustentabilidade aplicado as organizações.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração sob a orientação da Prof. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani.
SÃO PAULO
2016[pic 2]
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradecemos a Deus, por dar-nos, saúde, força de vontade, coragem e a possibilidade de poder ingressar na difícil busca por novos conhecimentos.
Aos professores na qual com seus conhecimentos e suas respectivas experiências de vida nos proporcionaram um aprendizado de qualidade para nosso desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional.
Por fim, as nossas famílias que sempre nos deram forças para continuar no caminho dos estudos e desta forma concluir mais uma etapa da nossa formação.
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivo 6
1.2 Justificativa 6
1.3 Metodologia 7
CAPÍTULO 2 - PROBLEMA DE PESQUISA 7
2.1 -Revolução Industrial x Meio Ambiente 7
2.2 - Tecnologia 8
2.3 – Financiamento 8
2.4 - Legislações Ambientais Brasileiras 9
2.4.1 - Constituição Federal - Capitulo VI do meio ambiente 9
2.4.2 - Legislação Federal e Estadual 11
CAPÍTULO 3 - HIPÓTESES 13
3.1 – Efeitos Negativos do Desenvolvimento e Crescimento a Nível Ambiental 13
3.2 – Posicionamento da Empresa 14
3.2.1 - Ramo de Atividade da Empresa 15
CAPÍTULO 4 - GESTÃO AMBIENTAL 17
4.1 Responsábilidade Social 18
4.1.1 Certificação Sócio-ambiental 18
CAPÍTILO 5 - HISTÓRICO DE ACIDENTES AMBIENTAIS 20
6 - CONCLUSÃO 21
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
A introdução deste tema passa pela importante do significado de gestão ambiental e sustentabilidade, palavras que são usadas com frequência nos dias de hoje, principalmente pelas organizações públicas, privadas e autarquias que neste momento, passam também por grandes transformações de um mercado mais exigente e consciente em relação ao planeta como um todo.
Gestão Ambiental significa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros, ou seja, devemos realizarmos nossas atividades de forma responsável, economizando e protegendo os recursos naturais renováveis e não renováveis disponíveis através de atitudes conscientes utilizando os meios disponíveis atualmente para a preservação ambiental.
A definição de sustentabilidade vem como um “conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”, que em nosso contexto significa utilizarmos os recursos naturais renováveis e não renováveis de forma a não comprometermos as futuras gerações, levando em consideração o crescimento econômico, social e ambiental.
Segundo PIRES (2003), O setor empresarial brasileiro despertou para a importância e necessidade de produzir adequando-se à preservação ambiental, quando:Houve a criação de normas internacionais para a mensuração da qualidade ambiental, aliada à grande concorrência internacional exigindo a adequação ambiental das empresas multinacionais e de empresas exportadoras;
Ocorreu uma modificação na legislação ambiental, que se tornou mais restritiva, ao mesmo tempo em que se intensificou a fiscalização;
Tornou-se visível o grande mercado vinculado à proteção ambiental incluindo oportunidades de negócios como: produtos e equipamentos antipoluentes, equipamentos ligados a energias renováveis, equipamentos de saneamento básico, produtos rurais ligados à agricultura orgânica, setores que exportam para o primeiro mundo, reciclagem de materiais industriais e resíduos sólidos, entre outros .
Os investimentos ambientais nas organizações bem como a procura por adotar um sistema de gestão ambiental, vêm crescendo a partir do momento em que o mercado e a própria sociedade exige o crescimento e consumo sustentável em todos os sentidos, seja do poder publico como do setor privado.
Saber como agir para cooperar com as três questões que envolvem sustentabilidade (aspectos econômicos, ambientais e sociais) exige mais que uma idéia, é necessário planejamento, estudo, análise e projetos que venham a condizer com a necessidade do mercado.
...