CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS
Tese: CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filhoteamo • 23/9/2013 • Tese • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 551 Visualizações
CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS
Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresas – sinteticamente apresentados pela contabilidade financeira – por “objetos de custeio” específicos criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos. O objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos á quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.
A área de custos define a expressão“gastos”como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, vendas, pós-venda, de apoio a essas operações etc. Os gastos empresariais compreendem:
I - Custos: que são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização; e,
II - Despesas: que são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, venda,planejamento, administraçãoetc.
A diferença contábil entre custos e despesas é que se refere ao fato de que as despesas podem ser debitadas ás conta de resultado no período em que são pagas ou incorridas. A área de custos usa dois tipos de sistemas de acumulação:
a) Sistema de acumulação por ordem de produção no qual cada produto fabricado exige a prévia abertura de uma ordem de produção/serviço.
b) Sistemas de acumulação por processo aplicam-se nas empresas que fabricam em série produtos padronizados, de acordo com suas próprias especificações.
A principal finalidade daárea de custos é possibilitar o gerenciamento e o controle dos gastos das empresas.
DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ
Um sistema de controle de custos pode ser definido como um conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas). O complexo processo de implantação de um sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existenterequer a observância das principais diretrizes. São elas:
Primeira Diretriz: Cada empresa desenvolverá seu próprio sistema de controle e análise de custos.
Segunda Diretriz: Nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores.
Terceira Diretriz:Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido, complexidade é sinônimo de custo elevado.
Quarta Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.
Quinta Diretriz:Um sistema e análise de custo existente são mais simples do que a criação e implantaçãode um primeiro sistema.
Sexta Diretriz:Pessoas são decisivas para aeficiência dos sistemas.
Sétima Diretriz:Sistemas impraticáveis são inúteis.
Oitava Diretriz: O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise de custos.
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARAUMA IMPLANTAÇÃO EFICIENTE
A estruturada organização ou organograma é fundamental para a construção de um sistema de controle e análise de custos. Um organograma bem definido é fundamental para o sucesso do sistema. Quanto ao processo de produção, sistema de controle e análise deverá ser construído de forma a refletir o processo de produção, ou seja, por encomenda/série, detalhado, departamento, célula, processo etc. Esse sistema não será satisfatório se não atender os objetivos da administração da empresa. O mesmo sistema deve estar preparado para dar informações para o planejamento futuro, e ainda atender à legislação societária e fiscal, calcular, analisar os custos de produção etc.
AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE UM SISTEMA DE CUSTOS
Os sistemas de custos uma vez implantados devem ser submetidos a avaliações periódicas. Para se ter uma avaliação adequada é recomendado algumas funções básicas:
–Adequação do Sistema; Acumulação dos Custos; Análise de Custos; Estimativa de Custos; Relatórios; Relacionamento.
TERMINOLOGIA DE CUSTOS
GASTOS:
Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos
...