Gestão de Equipes
Por: oriana.souza • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Liderança e Gestão de Equipes
Brasília
2015
Oriana Rocha de Souza
Estudo de Caso “Um dia na Vida de um Líder e sua Equipe”
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Liderança e Gestão de Equipes para obtenção de avaliação.
Brasília
16/09/2015
Introdução
Neste trabalho analisaremos a importantes questões que tratam a respeito de liderança, competências, habilidades e desenvolvimento. No estudo de caso “Um dia na vida de líder e sua equipe” iremos mergulhar na vida de Mário um gerente de fábrica de alimentos que encontra muitas dificuldades no gerenciamento da sua rotina de trabalho.
- Como você considera o trabalho de Mário comparando sua liderança com a de gerente típico?
Segundo Araújo (2004) as funções dos gestores foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto é comum encontra-las em diversos livros de forma condensada em quatro categorias: planejar, organizar, liderar e controlar.
Mario desenvolve atividades de um gerente tradicional, pois é ele que planeja, organiza, lidera e controla tudo na fábrica. É ele quem planeja o orçamento dos bens de capital, examina relatórios, fica a “par” do programa de treinamento, ele exerce liderança, pois consegue ter junto a sua equipe pessoas comprometidas com a organização como é o caso da colaboradora Beth que saiu mais tarde da empresa e chegou mais cedo para tentar fechar a folha de pagamento no prazo. Ele é uma pessoa acessível e prefere manter sua agenda em aberto, possibilitando que os colaboradores possam tratar os problemas com ele sem marcar horário. Ele tem grande capacidade de lidar com grande números de informações. Mário absorve demais as atividades da empresa, talvez ele precise delegar mais, dar mais autonomia para alguns colaboradores. E como um bom gerente típico, passa tempo demais em reuniões e atendendo a telefonemas.
- Avalie as atividades de Mário em termos de: (a) funções, (b) papéis, (c) habilidades e competências de um gestor.
No início dos anos 70, o professor Henry Mintzberg, estudou um pequeno grupo de altos executivos e deu uma grande contribuição ao entendimento do papel dos gerentes. Ele definiu um papel como conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável e agrupou os dez papéis gerenciais em três categorias que são: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão.
Interpessoais: deve atuar como figura que compreende todas as atividades nas quais o gerente represente, Mario tem um bom relacionamento Interpessoal é possível ver que ele está envolvido em diversos assuntos da empresa, se relacionando com diversos tipos de profissionais como o contador, o superintendente, o pessoal do jurídico, pessoal do RH enfim está conectado com todos.
Processamento de informações: esse papel está relacionado com obtenção e transmissão de informações de dentro pra fora da organização e vice-versa. Mário desenvolve esse papel pois ele estabelece um tempo para fazer reunião com os funcionários, conversa com o superintendente sobre queixas dos funcionários, escreve discurso para pronunciar na reunião da Câmara de Comércio. Ele desempenha bem a função de disseminador de informações.
Decisões: Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, alocação de recurso e negociações com representantes de outras organizações. Mario também desempenha bem esse papel pois, ele que planeja o orçamento dos bens de capital, ele se envolve com o problema relacionado com a folha de pagamento, ele juntamente com o superintendente está verificando como solucionar o problema do sistema de transporte que entrou em pane e ele tem que decidir entre consertar ou substituir o sistema ambos a um custo alto.
Segundo Maximiano (2000, p.41), as Competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Competências são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenha-lo eficazmente.
Mário tem conhecimento ele é formado em administração passou por vários cargos dentro da empresa, começou como assistente de programador de produção e cresceu gradativamente. Ter passado por várias áreas proporcionou a ele um conhecimento em diversos níveis da empresa. Ele conseguiu transformar seu conhecimento em resultados para a empresa.
Para Maximiano, os conhecimentos funcionam como pontos de referência para a compreensão da realidade e como base para o desenvolvimento de habilidades, essas por sua vez são classificadas em quatro tipos: Conceitual, Técnica, Administrativa e De relações humanas.
Mario também mostrou essas habilidades, pois está sempre envolvido nos mais variados assuntos da empresa, analisando, interpretando e tomando decisões. Tem habilidade técnica, pois tem capacidade de planejar o orçamento de bens de capital por exemplo. Tem habilidade administrativa e de relações humanas estava sempre aberto ao diálogo, tentando resolver os problemas com sua equipe.
...