TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Estoques e Administração de Compras

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE X[pic 1][pic 2]

ALUNOS

GESTÃO DE ESTOQUES E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

CURITIBA

2015

ALUNOS[pic 3]

GESTÃO DE ESTOQUES E ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

Trabalho apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial do 2° bimestre do 5° período em Administração, Escola de Negócios da Faculdade X

Orientador: Profª. X

CURITIBA

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

1 INTRODUÇÃO        3[pic 6]

2MÉTODO DE LEVANTEMNTO DE INFORMAÇÕES        4

3 SITUAÇÃO EXISTENTE         5

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO         6

4 ANÁLISE E PROPOSTAS DE MELHORIAS         6

5 CONCLUSÃO         6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo expor a gestão de estoques e administração de compras, onde se levantou todas as informações referentes à empresa MAB usinagem e estamparia LTDA uma metalúrgica de pequeno porte na região metropolitana de Curitiba.

Através da pesquisa empírica feita na organização escolhida, será apresentado a situação atual da organização em relaçãoà compra, recebimento e estocagem de matéria-prima e ferramentas utilizadas no processo produtivo. Será apresentado o processo de controle de estoque e aquisição de itens junto ao setor de compras ao tema e sua devida caracterização de ramo.

E por fim, a descrição e análise da situação existente na organização, com sugestões de melhorias propostas.

2 MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Para o levantamento das informações foi realizada um a visita até a empresa MAB USINAGEM E ESTAMPARIA, nesta visita foram feitos questionamentos que abordam o sistema de gestão de estoques e administração de compras.

3 SITUAÇÃO EXISTENTE

Para atuar no fornecimento de produtos à MAB USINAGEM, o potencial fornecedor tem que passar por uma análise em que definirá se esse é ou não qualificado prosseguir com fornecimento de seus produtos.

Existem alguns métodos de avaliação dos fornecedores que cabem ao setor de compras a escolha de um ou mais métodos de análise. São eles:

Avaliação de amostra inicial

De posse de uma amostra, cabe ao gestor do processo interessado na aquisição, que este execute ou determine a verificação e/ou ensaios necessários para comprovação de que a amostra atende aos requisitos especificados.

Certificação e documentação comprobatória

O setor de compras verifica se o fornecedor já foi avaliado por um organismo credenciado de certificação nacional ou internacional, e se o registro desta avaliação está disponível e válido. É verificado o escopo de certificação contido no certificado para avaliar sua abrangência e se a mesma está relacionada com as atividades de interesse da empresa. A demonstração deste registro de avaliação, completo, correto e válido, permite a aceitação do fornecedor como qualificado, respeitando o prazo de validade constante no registro de avaliação permitido pelo organismo de certificação.

Indicação técnica ou comercial

O comprador obtém carta, fax ou e-mail emitido por clientes da MAB indicando um fornecedor ou catálogo/dossiê do fornecedor descrevendo os produtos e serviços.

Para avaliação do fornecimento destes fornecedores já homologados, é acompanhado o seu desenvolvimento na planilha ‘Índice de qualidade de fornecimento’ em que existe pontuação necessária para o fornecedor atingir nota 100 nos quesitos analisados. Caso o fornecedor obtenha duas ou mais notas abaixo de 70 em dois meses no semestre, a continuidade em seu fornecimento é discutida em reunião com integrantes do setor de compras e membros da diretoria da empresa.

Sistema de aquisição:

As pessoas habilitadas para desenvolver o procedimento de aquisição são os colaboradores investidos nos cargos de Gerente Industrial, Supervisor, Líder de Produção, Almoxarife e/ou Auxiliar de Almoxarifado.

O almoxarifado tem a responsabilidade de identificar a real necessidade de aquisição de ferramentas mediante alerta do relatório ‘Relatório de necess                idades com estoque abaixo do mínimo’. Esse relatório é emitido diariamente para rastrear as necessidades imediatas de produtos com estoque abaixo do indicado pelo sistema.

FIGURA 1 – RELATÓRIO DE ESTOQUE ABAIXO DO MÍNIMO

[pic 7]

FONTE: MAB USINAGEM E ESTAMPARIA (2015)

Com a identificação dessas necessidades de aquisição, é gerado um pedido no software de gestão de materiais com número, hora e pessoa solicitante, assim como data estimativa de necessidade. O almoxarifado avisa o setor de compras via e-mail ou verbalmente sobre novas solicitações de compras inseridas no sistema.

FIGURA 2 –SOLICITAÇÃO DE COMPRAS

[pic 8]

FONTE: MAB USINAGEM E ESTAMPARIA (2015)

Após a solicitação de compra ser salva no sistema e devidamente avisada ao setor de compras, esse emite um relatório com as necessidades diárias/semanais de compras, verificando quais fornecedores e quantos devem ser consultados para cada grupo de materiais.

FIGURA 3 – LISTAGEM DE SOLICITAÇÕES DE COMPRAS

[pic 9]

FONTE: MAB USINAGEM E ESTAMPARIA (2015)

Através do software de gestão de materiais na planilha ‘Listagem de solicitação de compras’, o comprador seleciona os fornecedores necessários e confirma a coleta de preços via sistema. Automaticamente o software de gestão de materiais encaminha um e-mail aos fornecedores com um link em que o fornecedor tem acesso para preencher com seus preços e demais condições comerciais. Após o recebimento do e-mail com o link, os fornecedores preenchem a planilha ‘coleta de preços’ com suas condições comerciais/técnicas e, posteriormente encaminham suas condições por e-mail. Automaticamente este e-mail irá alimentar o software de gestão de materiais e o comprador é avisado via e-mail/telefone pelo fornecedor que a planilha já foi preenchida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (573.7 Kb)   docx (363.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com