Gestão de Pessoas no Atendimento Público
Por: Larissa Kratz • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO E EQUIPE.
-Boa noite, a nossa equipe realizou o trabalho de pesquisa documental dentro das Teorias Administrativas e Econômicas e o Desenvolvimento Social, e aprofundamos os estudos sobre Gestão de pessoas na administração pública.
-Através da pesquisa, percebemos que quase todos os setores públicos do Brasil possuem fragilidades e muitas vezes isso ocorre por má gestão de pessoas, ou seja, na contratação de pessoas incapacitadas para determinadas funções que o cargo exige.
-Nós aprofundamos a pesquisa em 3 órgãos públicos em especial, que consideramos essenciais para a população, que são o INSS, a Polícia, em especial a Polícia Militar e Hospital. Em todos estes órgãos públicos, percebemos fragilidades, muitas reclamações por parte da população que necessitam do serviço.
-Alguns dados consideramos importante e gostaríamos de compartilhar. Um deles, fala sobre os hospitais do nosso país, onde “menos de 5% dos hospitais brasileiros possuem algum tipo de certificação de qualidade”, ou seja tipo de acreditação, espécie de chancela de que a instituição opera dentro de padrões estabelecidos de qualidade e segurança e isso se dá por falta de incentivo governamental e das operadoras de saúde.
Existindo a obrigatoriedade dessa certificação de qualidade, faria com que os hospitais que ainda não tivessem dentro das normas, pudessem melhorar o atendimento. Conforme palavras da economista da saúde Maureen Lewis, professora na Georgetown University (Washington), "A acreditação dá uma garantia mínima. Se ninguém fiscaliza, os hospitais fazem o que querem”. Esta informação foi retirada do Jornal Folha de São Paulo.
-Outro detalhe importante, fala sobre o INSS. Problemas com a perícia estão no topo da lista de reclamações do INSS [...] Os trabalhadores que precisam pedir auxílio-doença – benefício a que todo trabalhador tem direito quando enfrenta problemas de saúde – reclamam das dificuldades para conseguir agendar uma perícia médica no INSS. São queixas de todo tipo: desde a dificuldade para agendar o exame até a forma como os segurados são tratados pelos médicos. Esta informação foi retirada do site GLOBO G1 de São paulo.
-Consideramos uma das causas do despreparo profissional a falta de exigência especifica com o candidato, pois geralmente, são abertas vagas para vários cargos no setor publico e a contratação na maioria das vezes é imediata, porém poucos testes e fases preparatórias são executadas para saber se o candidato está apto para exercer o cargo especifico com qualidade. Muitas pessoas apenas buscam estabilidade financeira e esquecem de cumprir corretamente suas obrigações.
-Nós citamos algumas medidas que podem ser tomadas para melhor qualificação profissional. Consideramos 3 importantes, uma delas é o ESTÁGIO PROBATÓRIO, que seria a fiscalização árdua das atividades e atendimentos realizados pelo funcionário após sua contratação anos, por parte dos diretores, chefes de setores e supervisores durante um
...