A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.
Por: elianeish22 • 6/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 6.209 Palavras (25 Páginas) • 463 Visualizações
- UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]
Cristiane Armani Martins - RA 1235355
Eliane Alves silva - RA 1220692
Idaiane de São Paulo Gonçalves - RA 1234916
A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de
Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.
Cachoeiro de Itapemirim - ES
2015
Cristiane Armani Martins - RA 1235355[pic 2]
Eliane Alves silva - RA 1220692
Idaiane de São Paulo Gonçalves - RA 1234916
A Política Pública De Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de
Cachoeiro de Itapemirim: Limites, Avanços e Desafios.
Projeto de pesquisa apresentado á Universidade Paulista - UNIP como requisito parcial a obtenção do curso de Bacharelado em Serviço Social.
Cachoeiro de Itapemirim - ES
2014[pic 3]
Sumário
[pic 4]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Problema de Pesquisa
Objetivo Geral
Justificativa
Referencial Teórico- Metodológico
Hipóteses:
Cronograma
Estimativa de Custo
1- Recursos materiais
2- Recursos humanos
Bibliografia
- Problema de Pesquisa
A problemática proposta neste projeto de pesquisa está em analisar os principais fatores que limita o Atendimento e Abordagem Social e desafia o desenho tradicional das Políticas Públicas de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Objetivo Geral
Identificar os principais desafios da Política Pública de Atendimento e Abordagem a Pessoas em Situação de Rua do município de Cachoeiro de Itapemirim- ES.
Objetivos Específicos
- Identificar as principais limitações no que tange o Serviço de Atendimento e Abordagem Social as pessoas em Situação de Rua para a real efetivação dos direitos humanos e sociais desse grupo populacional.
- Ressaltar principais os desafios das Políticas Públicas voltados para as Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
-Estudar as possibilidades de consignação de parcerias intersetoriais, tendo como objetivo minimizar a instabilidade no Atendimento e Abordagem Social ao cidadão em situação de rua nesse município.
Justificativa
A pessoa em situação de rua no Brasil é caracterizada como uma das expressões da Questão Social, decorrente dos modelos e estruturas econômicas que ascendem desigualdades, ruptura de vínculos familiares e social. Sob esta conjuntura, há um grande número de pessoas que se confrontam cotidianamente com esta realidade, em situação de extrema desigualdade e pobreza. É nesta perspectiva, pertencendo a esta realidade, que se contempla a discussão sobre a complexidade nos atendimentos e abordagens sociais, a compreender as condições e os fatores que conduzem esses cidadãos a buscarem, como uma opção ou não, as ruas como moradia e/ou fonte de renda.
Este projeto tem como tema central as Políticas Públicas de Atendimento e Abordagem Social a Pessoas em Situação de Rua no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES: Limites, avanços e desafios. Apresenta como plano de fundo a sociedade contemporânea, resultando das distinções sociais e a falta de garantia de direitos. Busca-se contextualizar os desafios e riscos que se encontram em situação de rua, testemunhando diariamente a exclusão social e a violação de seus direitos como cidadãos.
Durante o processo de estágio nesse setor, percebe-se que o profissional de Serviço Social trabalha para assegurar a garantia de direitos sociais como uma das formas de se enfrentar os problemas de exclusão das pessoas em situação de rua, porém encontra diversos desafios e limitações para que o trabalho seja de fato concretizado. Uma vez que, a intervenção do profissional de Serviço Social se dá pelo convencimento em abordagens, a maioria dos usuários encontra-se em posse de substâncias psicoativas, a comunicação com pessoas embriagadas e/ou drogados se torna difícil e complexa, um desafio enfrentado na maioria dos casos.
Este questionamento é relevante em meio à sociedade cachoeirense, pois os números de pessoas em situação de rua no município vêm aumentando significadamente, tornando-se uma questão de saúde pública, o que gera um assunto polêmico em meio a uma sociedade, discriminatória e excludente. Nesse sentido, se faz pertinente, o presente projeto com a finalidade de obtenção de dados de forma a compreender o novo perfil do usuário e sua realidade social, cada vez mais expressiva, em um município com grande potencial em desenvolvimento econômico do sul do estado do Espírito Santo.
Justifica-se este trabalho devido à necessidade de se aprofundar o estudo em relação ás Políticas Públicas de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua a fim de identificar as principais limitações e desafios enfrentados e analisar as possíveis construções de parcerias intersetoriais, considerando o alto grau de complexidade da heterogeneidade das demandas atendidas e na atuação do profissional de Serviço Social, fato observado durante o processo de estágio junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, no setor de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua em Cachoeiro de Itapemirim-ES.
...