Gestão de Processos
Por: fernandogon • 15/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.169 Palavras (13 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas[pic 1]
Tecnologia da Informação na Melhoria de Processos
Turma 3R
Camila Naomi Idehama - 31547710
Daiana Kim - 31530540
Fernando Azevedo Gonçalves - 41424786
Júlia Gut Gastaldi - 31527310
Leonardo Dolci - 41430484
Marcos Barilari - 41430670
Vitor Longo Gabriel - 41456823
SUMÁRIO
1.Introdução 3
2.Desenvolvimento 5
2.1 Tecnologia da Informação 5
2.1.2. Os benefícios da Tecnologia da Inforação
2.2 Processos
2.3 A tecnologia da informação na melhoria de processos 8
2.3.1 A tecnologia da informação no processo de contratação 9
2.3.2 A importância da área de TI nas organizações.
3.Conclusão 12
4.Bibliografia 13
1.Introdução
Nas últimas décadas, os computadores se tornaram acessíveis para a maioria, a microeletrônica se desenvolveu e a informação como era conhecida passa ter um novo conceito. Até então tratava-se da transmissão de dados sobre algo ou alguém, geralmente notícias de fatos que chegavam com grande intervalo de tempo. Na década de 50, a comunicação feita entre pessoas distantes só era viável via telefone, telex ou correios, ainda não existia comunicação via satélite ou internet, celular, etc.
Atualmente o conceito de informação está diretamente relacionado à velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. A realidade entre tempo e espaço se altera. Com a grande evolução da comunicação e da tecnologia da informação, o tempo passa a ser em tempo real e o distante vai se tornando cada vez mais próximo.
Vale relembrar que há apenas 10 anos os caixas eletrônicos nos bancos eram uma grande novidade. As pessoas ficavam impressionadas e até um pouco sem jeito com a possibilidade de interagir diretamente com uma máquina, excluindo a necessidade de um atendimento humano.
Comparando essa questão, vemos que isso ocorre com total naturalidade hoje em dia, o saque ou transação bancária via caixa eletrônico e até mesmo internet, uma máquina que fornece automaticamente, em tempo real todas as informações que possam interessar ao usuário. Aí está a grande riqueza da tecnologia da informação, que torna acessível produtos e serviços complexamente tecnológicos, visando facilidade e praticidade ao usuário, porém de concepção complexa, provinda da aplicação intensiva do conhecimento científico em coisas que tornam mais prática e prazerosa a vida humana.
Diante da contínua evolução tecnológica, da grande quantidade disseminada de novos produtos, serviços e descobertas, manter-se a par de todos os novos conhecimentos é considerado impossível. Porém para o funcionamento de uma sociedade de rápida velocidade de inovação e de inovações complexas o indivíduo precisa de um ritmo de atualização que acompanhe o das mudanças. A medida em que esse não acompanhar, suas respostas às mudanças vão se tornando erradas, lentas e ultrapassadas, o indivíduo vai ficando de fora, ineficiente. Cria-se, portanto, pressão sobre as pessoas para que acompanhem o ritmo geral. A constante atualização é necessária e de extrema importância, tanto para cada indivíduo como para as empresas. A tecnologia da informação possibilita a constante atualização e integração dos negócios, diante do fato de que potencializa significativamente a difusão, disseminação e transferência de dados.
Tendo por base tais informações, este trabalho apresenta como objetivo geral analisar o papel da Tecnologia da Informação no ambiente corporativo e como ela pode ser aplicada na melhoria de processos. Em outras palavras, como a TI pode contribuir de maneira eficaz para elaboração dos processos da empresa a fim de sustentar e estender as estratégias e objetivos tornando-a mais produtiva e rápida nas decisões.
Quanto a relevância, com base no estudo das medidas implantadas nas empresas para a melhoria de certos processos, elabora-se um trabalho que procura elucidar a influência da TI nas empresas de hoje e propiciar uma base para posteriormente desenvolver novas medidas aplicáveis à esta melhoria, visando a eficácia e a eficiência da organização frente aos seus processos para a produção do bem ou serviço.
2.Desenvolvimento
2.1 Tecnologia da Informação
Pode-se dizer que a Tecnologia da Informação (TI) surgiu devido ao rápido crescimento das empresas e foi impulsionada pela expansão da comunicação. Começaram-se a observar muitos problemas nas organizações devido ao grande número de dados e para solucionar tais problemas, para a melhoria de processos, foi onde tudo iniciou. Surgiu-se então os primeiros passos da tecnologia da informação.
Tecnologia da Informação tem como principal objetivo oferecer um conjunto de recursos tecnológicos para armazenar, organizar, gerenciais e fornecer a informação.
De acordo com Benjamin Valle, em seu Artigo: Tecnologia da informação no contexto organizacional, tecnologia da informação pode ser entendida como meios de produção utilizadas pelas organizações, em busca da eficiência da tecnologia. Além disso, é composta por seguintes elementos: hardware, redes de comunicação, workstation, software, robótica e os chips inteligentes. Esses elementos fazem um papel essencial no dia a dia das empresas, e sem ele muitos processos não seriam tão eficientes como são hoje em dia.
...