Gestão de Qualidade e Processo
Por: acabalogo • 24/2/2023 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
GESTÃO DE QUALIDADE E PROCESSOS
São Paulo
2022
GESTÃO DE QUALIDADE E PROCESSOS
Trabalho individual, apresentado a Fundação Getúlio Vargas, como parte dos requisitos da disciplina de Gestão de Qualidade e Processos. Orientado pelo Professor Frederico Steiner.
São Paulo
2022
Sumário
1 CENÁRIO 4
2 PLANO E SOLUÇÃO 5
2.1 IMPLEMENTAÇÃO 5
2.2 TESTES 5
2.3 CONTROLE 6
3 RESULTADOS E CONCLUSÕES 7
CENÁRIO
Em uma indústria do setor de móveis, a embalagem é uma forma adequada e planejada para acondicionamento e proteção da mercadoria e permite que ela chegue intacta às casas das pessoas, garantindo assim a satisfação dos consumidores pelas marcas e sua fidelização. Atualmente a empresa possui altos números de reclamações partindo dos clientes relacionado a danos nos móveis causados por problemas na embalagem.
Devido à alta exigência dos consumidores e a alta competitividade no mercado, a empresa busca atender a essas demandas, com isso as aplicações de ferramentas da qualidade é de suma importância para resolução das não conformidades e propor alternativas de melhorias para alcance de resultados eficazes.
Portanto o objetivo do trabalho realizado é apresentar estratégias para resolução de não conformidades em embalagens de estofados, contribuindo para otimização e manutenção da satisfação dos clientes.
PLANO E SOLUÇÃO
Para o desenvolvimento da solução do problema apresentado foi feito um estudo de caso e levantado todos os passos do processo que envolve o móvel, desde a embalagem do produto até a entrega final.
IMPLEMENTAÇÃO
Inicialmente, o trabalho foi feito com base nas informações da pesquisa, que tem o objetivo de levantar quais os modelos do produto possuem maior índice de reclamações no histórico da empresa. E identificamos que o a maior fonte de reclamação estava relacionada ao produto da Linha 01, sofás, que estavam sendo recebidos pelos clientes com o braço do sofá rasgado.
Após esse levantamento, foi desenvolvido um formulário para mapear onde o problema acontece com maior incidência. E apresentado o fluxograma abaixo.
[pic 3]
Diante dessa ferramenta foi necessário entender em qual parte do processo até a chegada ao consumidor, ocorre o problema da qualidade nos produtos. Assim pode ser identificado se o problema ocorre, por exemplo: no transporte interno, transporte externo, se ocorre porque está junto com outro determinado material, ou em razão do posicionamento do produto na loja física etc.
Ao identificar que a principal causa de reclamação era o braço do sofá chegar rasgado na residência dos clientes, implantamos um novo protocolo de embalagem e transporte.
TESTES
Foram realizados testes nos materiais das embalagens e no protocolo de logística do produto.
Os testes apresentaram resultado satisfatório quanto as mudanças propostas. Foi elaborado um gráfico pick, para determinar qual a ação seria mais apropriada para
adotar:
Fácil de implementar / Custo baixo de implementação | Desenvolvimento de nova embalagem | Novo protocolo de logística do produto |
Difícil de implementar / Custo Alta de implementação | Desenvolvimento de novo formato do produto | |
Resultados significativos | Resultados Médios |
...