Gestão de materiais
Por: umbelina june • 3/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 99 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
A empresa visitada pelo grupo foi o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM), razão social SMS FMS PREFEITURA MUNICIPAL, situado na Avenida Raquel Teixeira Viana, 716, Canaã, Sete Lagoas – MG.
Trata-se de um hospital geral com esfera administrativa e gestão municipal. Natureza da organização é Administração Direta da Saúde (MS, SES e SMS). Trata-se de uma instituição de grande porte que conta com cerca de 450 funcionários, 115 leitos sendo divididos em 40 leitos de cirurgia geral, 55 leitos de clínica geral, 04 leitos de neurologia, 02 unidades de isolamento, 10 leitos de UTI adulto – tipo II, 03 leitos de cirurgia pediátrica e 09 leitos de pediatria clínica, Psiquiatria 04. O Pronto Socorro do HM conta com 23 leitos de observação, 07 leitos na sala de emergência. O HM realiza mensalmente cerca de 5.500 atendimentos, portanto não existe capacidade ociosa, uma vez que o número de atendimentos realizados extrapola a capacidade da instituição que é de apenas 4.000 atendimentos/mês.
Os principais departamentos do HM são: Diretoria, RH, Recepção, SUS Fácil, Faturamento, Serviço Social, Departamento de Enfermagem, Telefonia, Segurança do Trabalho, Arquivo, Manutenção, Rouparia, CME, Departamento de compras e Serviços Gerais
O Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato foi fundado em 28 de outubro de 1988 pelo prefeito em exercício Marcelo Cecé Vasconcelos de Oliveira: em um local onde anteriormente era o prédio do Colégio Cristo Rei.
GESTÃO DE MATERIAIS
A empresa realiza cursos de treinamento e capacitação onde são abordados vários itens; dentre eles como planejar, fiscalizar a importância que tem a pé-requisição, ou seja como deve ser a solicitação de compra: quais os pontos básicos para tais solicitações. A importância, de uma especificação, correta sem direcionamentos, tudo isso influi no resultado final que é a compra de qualquer produto
Há um fluxograma de compras a seguir o primeiro: o primeiro é o setor requisitante que passa para o gestor, sucessivamente para a licitação que vai analisar, montar o processo e publicar o edital; para que seja realizada a compra.
A empresa observa em primeiro lugar o profissionalismo, a seriedade e o compromisso dos fornecedores. A melhor maneira de se conseguir estas informações é através do diálogo com estes fornecedores.
FLUXOGRAMA DE COMPRAS DE BENS E SERVIÇOS
Requisitante /Almoxarifado
Subsecretaria Orçamento Gabinete
2 dias 2 dias 2 dias
Chefe de Gabinete Sup. De Compras Requisição Sup., de Compras
2 dias 5 dias 5 dias 20 dias
Almoxarifado Sup. De Compras Contabilidade
2 dias 2 dias
Gabinete
...