Gestão de materiais
Por: brito7 • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.407 Palavras (6 Páginas) • 210 Visualizações
FAINOR FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JULIANA CORTEZÃO DA SILVA
GESTÃO DE MATERIAIS
Vitória da Conquista – BA
2013
JULIANA CORTEZÃO DA SILVA
GESTÃO DE MATERIAIS
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Administração de Recursos Materiais, no curso de Administração na Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR.
Professor: Clodomar Fernandes Costa
Vitória da Conquista – BA
2013
1 INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
A gestão de materiais se remete há muitos anos atrás, quando havia a necessidade de estocar produtos para consumo, de trocas destes produtos, passando pela Revolução Industrial onde através dela as operações de compras, estoques, em fim a comercialização ganhassem mais importância.
As constantes evoluções no consumo, nos serviços, nas novas tecnologias, no mercado deram impulsos à administração de materiais onde a mesma passou a ser vista com relevância e com isso uma boa gestão de materiais faz com que as organizações alcance seus objetivos.
“Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais”. (ARNOLD, 1999 p. 26)
Segundo (MARTINS, 2000 p.5)
A administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante todo o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Conforme os autores acima citados a gestão de materiais abrange não somente uma administração do estoque em si, e sim de todos os processos desde o fornecedor até o consumidor final. Ao administrador cabe fazer o devido gerenciamento buscando produtividade e lucratividade.
A gestão de materiais compete a um bom gerenciamento, saber lidar em um ambiente complexo afetado por fatores que são de acordo com (ARNOLD, 1999):
- Governo no que tange a regulamentação.
- Economia que influencia na demanda por produtos/serviços bem como a disponibilidade de inputs.
- Concorrência que nos dias de hoje é bastante forte.
- Clientes estes cada vez mais exigentes sobre os bens, produtos e serviços que lhe são oferecidos, cabendo a gestão de materiais saber oferecer o melhor preço, com menor tempo de entrega, assistência técnica e alta variedade.
- Qualidade fator que é hoje de suma importância, pois a qualidade para um tipo de cliente pode não ser considerada a mesma para o outro.
A administração de materiais requer saber e fazer um adequado uso dos recursos da organização, o capital, os materiais, a força de trabalho, para tanto e indispensável saber controlar tudo que entra numa empresa, sua produção até o consumidor final, com isso agregando valor, aos bens, melhorando a produtividade e lucratividade.
2 A IMPORTANCIA, ALCANDE E EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE MATERIAIS
O constante avanço tecnológico e a concorrência no mercado atual, tem levado as organizações a administração de materiais, ou seja a necessidade de conhecimento a respeito das atividades realizadas na empresa.
O objetivo da administração de materiais compreende o fornecimento contínuo dos itens que entram nas empresas, sejam para fabricação dos produtos ou para subsidiar todas as ações que dependam de materiais para serem realizadas como matéria prima, materiais de escritório, do setor de vendas etc. O objetivo maior dessa administração é saber quando e quanto adquirir para saber como manter um equilibro no estoque.
A administração de materiais implica em varias atividades correlacionadas incluindo especificar, codificar, gerenciar as atividades de formação do estoque, recebimento, armazenamento entre outros, e todos esses processos precisam estar em funcionamento harmônico.
A gestão de materiais obteve avanços importantes como na logística, as técnicas de administração japonesa, o código de barras e a informática.
A Logística veio como forma de fazer com que os suprimentos e distribuição de produtos fossem realizados de maneira que facilite todo o processo desde a aquisição até o consumo final. As técnicas de administração japonesa se referem a produtividade e qualidade aplicados a área de gestão de materiais com intuito de diminuição de perdas, produção em quantidade e momento necessário. O código de barra como sendo um processo que envolve controlar a mercadoria em seus variados e inúmeros itens para uma rapidez nos processos. A informática como meio de revolucionar a informação em tempo real, com impactos abrangentes e que muitas empresas ainda estão assimilando, contudo hoje é difícil não haver organizações informatizadas. (VIANA, 2000)
3 AMPLITUDE DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Para que possa compreender as funções da administração de materiais é necessário reconhecer sua amplitude o que segundo (VIANA, 2000), os dez mandamentos da boa administração consistem em:
Análise de mercado onde se procura obter informações sobre o ambiente externo; Perfil do público procurar identificar a que tipo deve atingir; Compras e estoque saber o que comprar e em quais quantidades; Custo e formação de preço onde através do mercado procura-se saber o preço ideal; Fluxo de caixa informações sobre estrada e saída; Ponto de Equilíbrio é ter conhecimento o valor mínimo a ser colocado na margem para pagamento de custo e despesas; Planejamento Tributário identificar quais impostos e tributos são cobrados, seus benefício e efeitos; Estrutura comercial qual tipo de estratégia deve ser vinculada para a ideal colocação do produto no mercado; Políticas de recursos humanos com intuído de divisão e motivação de colaboradores; E por fim a informática importante processo para agilizar todos os processos na organização.
...