Gestão de pessoas: seleção de pessoal
Por: shirleygm • 4/7/2017 • Artigo • 4.392 Palavras (18 Páginas) • 282 Visualizações
Gestão de pessoas: seleção de pessoal
- Shirley Grasielli Machado
Professor-Tutor Externo: Alexandre dos Passos Fagundes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD15) – Prática do Módulo IV
26/06/2014.
- RESUMO
A Gestão de Pessoas e seus processos de seleção e recrutamento de pessoal são a base da agregação de funcionários as corporações. O presente artigo vem trazer uma luz ao esclarecimento destes processos, bem como, a grande responsabilidade que este deve ser encarado. Ainda visa, salientar a importância da construção de critérios para seleção e descrever a seriedade dos exames admissionais. O texto propõem-se explanar a importância de uma boa seleção, que o sucesso de um empreendimento depende muito de ter pessoas adequadas para a função em questão, sendo assim, gera a responsabilidade de encontrar a pessoa certa para o cargo certo, minimizando a chances de Turnover e gastos com o processo.
Palavras-chave: Recrutamento; Seleção; Gestão.
- 1 INTRODUÇÃO
Atualmente quando um profissional de recursos humanos houve falar em processo de seleção de pessoal, sente a apreensão que tal responsabilidade gera, assim como, o candidato sente a pressão de demonstrar seu potencial para tal vaga; no presente mercado profissional, visa-se principalmente a contratação candidatos experientes e capacitados, sendo assim, as pretendentes e já empregados devem buscar aprimoração e capacitação constante, tanto para conseguir um novo emprego, como para mantê-lo.
Para se alcançar o profissional almejado, os profissionais de recursos humanos tem que desenvolver critérios, estratégias e ferramentas para que os candidatos possam demonstrar suas especificações, habilidades e qualidades, assim, os recrutadores podem filtrar entre os concorrentes e chegar ao potencial selecionado.
Os indicados no processo de recrutamento serão encaminhados ao responsável pela contratação. Este geralmente é o gestor ou staff, que solicitou o recrutamento; este irá avaliar os indicados, seus potenciais, predicados e aptidões, definindo assim, se o mesmo possui o potencial exigido para a vaga em questão. O Gestor definirá como será o processo de adaptação do contratado a nova função e ambiente de trabalho.
Com a pessoa certa selecionada, inicia-se os exames admissionais, os resultados dos exames admissionais devem ser analisados para confirmar se o candidato está apto ou não para desempenhar as atividades do cargo, considerando todas as variáveis do ambiente de trabalho.
2. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de recrutamento é comumente confundido com o processo de seleção, apesar de terem o mesmo objetivo, contratar pessoas capacitadas para executar um cargo em aberto, ambos tem finalidades distintas.
...