Gestão de processos
Por: fran1948 • 9/11/2015 • Artigo • 5.198 Palavras (21 Páginas) • 143 Visualizações
Resumo
Este artigo trata de algumas variáveis essenciais à motivação dos indivíduos em seus ambientes de trabalho e do estímulo à gestão de inovação de processo e produto. Mediante pesquisa realizada na empresa Wellpark, pretende-se mostrar a importância da criação de um ambiente favorável à motivação que gere, consequentemente, inovação nas organizações. Com relação à apresentação dos resultados da pesquisa, optou-se por dar maior ênfase à importância da motivação dos trabalhadores dentro das empresas, como fonte de inovação. No entanto, os fatos aqui relatados não mostram efetivamente a existência de um processo motivacional que estimule a inovação nas organizações, mas sim a importância da adoção deste, visando fortalecer a ativa participação das organizações neste ambiente de competitividade mundial. O processo de motivação nos indivíduos se dá de forma intrínseca, em que cada um desenvolve impulsos motivacionais distintos em momentos diferentes, reconhecendo que estas forças afetam diretamente a maneira de encarar o trabalho e suas próprias vidas.
Palavras-chave: motivação, indivíduos, organizações.
Introdução
Algumas organizações, por meio, dos seus líderes, buscam manter os colaboradores motivados com ações que ajudam a concretizar a própria cultura organizacional, pois se sabe que um alto nível de motivação resulta em satisfação e retorno para a empresa.
Portanto, para motivar os colaboradores, de forma geral, é necessário mais que salários. Um bom pacote de benefícios diretos e indiretos é importante para um ambiente de trabalho apropriado e para o desenvolvimento das atividades dos colaboradores, que proporcionará um melhor desempenho.
A motivação é o incentivo e reconhecimento dedicado aos colaboradores para que eles desenvolvam suas atividades com um desempenho maior, pois um colaborador motivado se dedica mais para alcançar os objetivos e trazer bons resultados para a organização.
Este trabalho tem como objetivo, identificar a motivação como aumento da satisfação e melhoria de atuação na empresa de estacionamentos. Para tanto foi utilizada a pesquisa bibliográfica e como metodologia a pesquisa de campo, com estudo exploratório e análise qualitativa através da técnica de coleta de dados com a aplicação de questionário a funcionário que ajudou a compreender melhor a busca de informações que deram suporte na elaboração do pensamento científico sobre a motivação dos colaboradores da empresa de estacionamentos.
Hoje, as motivações oferecidas pela empresa são alguns benefícios, que são avaliados como salários indiretos, mas falta ainda, um dos fatores fundamentais para motivar o funcionário, que é o reconhecimento e a oferta de treinamentos.
Com este estudo, espera-se melhorar a participação e o comprometimento dos colaboradores com a organização, a fim de atender às necessidades dos funcionários da empresa e motivá-los a exercer cada vez melhor o seu trabalho.
Desse modo, as representações teóricas utilizadas ao decorrer do processo de realização deste trabalho, visa elucidar de que forma a motivação influencia nos lucros e resultados de uma empresa; identificar de que forma a motivação pode melhorar o desempenho da organização financeiramente; verificar qual a importância da motivação como estratégia de marketing; Identificar como a motivação, pode influenciar positivamente o desempenho dos indivíduos numa organização; analisar de que forma a organização e aplicação de métodos pode influenciar no funcionamento das organizações.
Através dele é possível fazer uma reflexão sobre os modelos de pesquisas utilizados na empresa, sua importância, sua aplicação, verificando assim qual o tipo mais adequado para cada situação. Além dos benefícios para a empresa que este estudo irá proporcionar, também será de grande importância acadêmica, que permite aplicar a teoria na prática e também ter uma visão mais ampla da realidade.
GERENCIAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
Para o gerenciamento das organizações, os administradores precisam utilizar recursos, entre eles é utilizado a contabilidade para assegurar os bens da organização. O capital é um conjunto de recursos postos à disposição da empresa, ou seja, refere-se ao patrimônio líquido inicial, seja pelos proprietários ou terceiros. Esses investimentos é a soma da riqueza ou dos recursos acumulados que se destinam à produção de novas riquezas. O capital investido só poderá ser alterado quando um dos proprietários realizarem investimentos adicionais ou desinvestimento. Para que o capital investido na organização gere lucro é necessário criar métodos que influencie direta ou indiretamente o indivíduo de maneira a levá-lo a aumentar a sua produtividade, gerando assim maior rentabilidade para a empresa. Ainda assim se faz necessário que os administradores realizem um analise de pesquisa entre seus concorrentes de olho no mercado. De acordo com o resultado da análise os administradores irão conduzir a organização para se tornar um diferencial entre as outras concorrentes. Desta forma, Padoveze (2008, p.9) acredita que capital é:
[...] a finalidade dos aportes de capital é possibilitar o início ou aumento das operações a que se destina a empresa. Depois que o dinheiro dos sócios ou acionistas começar a produzir frutos (lucros), tais resultados serão dos donos do capital e também farão parte do patrimônio líquido, sob nome de lucros acumulados.
O capital social é uma garantia importante para os investidores dentro das organizações, pois através do capital feito em um patrimônio (ativos), bens e direitos que uma entidade tem como benefícios presentes ou futuros da empresa, o passivo compreende a origem desses capitais através da contas e obrigações no passivo para aplicação no ativo. Para uma organização obter lucros e resultados o patrimônio líquido tem que ser superior ao capital investido. Para saber se a organização está obtendo lucro ou prejuízo, sabe-se pelo balanço patrimonial. A principal demonstração financeira existente é o balanço patrimonial, pois é nele que encontramos o equilíbrio dos bens e direitos com as obrigações. Segundo Padoveze (2008, p. 8), balanço patrimonial é:
[...] o conjunto do ativo e passivo denominamos balanço patrimonial. O nome balanço vem da ideia de equilíbrio entre ativo e passivo. Assim, o ativo compreende os bens e direitos, e o passivo compreende as obrigações e o patrimônio líquido. Note que balanço patrimonial reflete a posição do conjunto patrimonial em determinado instante. Ele é um relatório estático, parado. Podemos definir então balanço patrimonial como a representação estática do patrimônio.
De acordo com o resultado do balanço patrimonial, pode-se verificar a situação da organização, de acordo com o resultado é possível investir, realizar reservas ou cortar gastos e se prevenir se for o caso de resultados negativos.
...