Gestão no Processo de Produção de Software
Por: Gabriela Carvalho • 16/6/2015 • Projeto de pesquisa • 4.068 Palavras (17 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
GESTÃO PARA TORNAR ÁGIL O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NA MICRO EMPRESA CWC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Vitória/ES
2015
SUMÁRIO
Lista de Tabelas ----------------------------------------------------------- 3
Resumo ---------------------------------------------------------------------- 4
Objetivo Geral -------------------------------------------------------------- 5
Introdução ------------------------------------------------------------------- 6
Métodologias ágeis ------------------------------------------------------- 8
Scrum ------------------------------------------------------------------------ 9
Proposta Método de Gestao ------------------------------------------ 10
Caracterização da Micro empresa ---------------------------------- 10
Abrangência de Processos ------------------------------------------- 11
Método de Gestão Avaliado ------------------------------------------ 11
Gestão do Processo – Nível Organizacional --------------------- 12
Aplicação Comercial ---------------------------------------------------- 15
Estudo de Caso ---------------------------------------------------------- 15
Aplicação de Resultados ---------------------------------------------- 15
Resultados Observados ----------------------------------------------- 16
Conclusão ----------------------------------------------------------------- 20
Referências Bibliográficas -------------------------------------------- 21
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Prós e contras das fases definidas para organização do processo ---------------------------------------------------------------------------------- 15
Tabela 2 - Prós e contras das práticas do nível de produção.---------- 16
Tabela 3 - Benefícios do método proposto em relação aos níveis de organização.------------------------------------------------------------------------------ 17
RESUMO
Novos requisitos que surgem no decorrer do desenvolvimento, necessidades de comunicação constante entre os desenvolvedores e clientes e adaptação dos processos fazem da produção de software uma atividade mais interativa que o convencional. Metodologias ágeis para o desenvolvimento de software surgem como alternativas aos métodos planejados ou prescritivos e, como analisado, atendem as carências decorrentes da elaboração de software em ambientes dinâmicos. Neste trabalho, é proposto uma análise do método de gestão para o processo de desevolvimento de software. Para a elaboração foi observada a metodologia ágil Scrum, levando-se em consideração as caracteristicas do processo de desenvolvimento de software utilizados pela empresa. A análise foi realizada em cima de projetos reais da microempresa de base tecnológica e, através de uma análise quantitativa pode-se verificar a melhoria dos processos de desenvolvimento da empresa estudada, a CWC Sistemas de Informação.
- OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desse trabalho é analisar o método de gestão utilizado pela empresa CWC para o processo de desenvolvimento de software comercial, onde são utilizadas metodologias ágeis como base. Esse método será analisado através do estudo da metologia ágil utilizada pela empresa, o Scrum, e diante disso será feita uma análise dos prós e contras dessa prática para a empresa. O método de gestão utilizado pela CWC será avaliado no ambiente real da microempresa.
Os objetivos específicos deste projeto são:
- Identificar as características do desenvolvimento de software comercial na microempresa;
- Analisar a metodologia ágil com a finalidade de encontrar os prós e contras e os beneficios dessa pratica dentro da empresa.
- Avaliar o método de gestão para o processo de desenvolvimento de software comercial proposto em projetos reais da micromepresa.
- INTRODUÇÃO
Devido ás pressões competitivas, cada vez mais presentes na indústria de software, a relação cliente-empresa tem influenciado consideravelmente a forma como os serviços são providos. Empresas de software são obrigadas a fornecer soluções de forma inovadora e levando em consideração fatores determinantes para o suesso, como por exemplo, a otimização do time-to-market, que é o tempo que um produto leva desde a sua concepção até estar pronto para venda. Pesquisas recentes têm identificado questões relacionadas ao desenvolvimento de software que definem o modo como o processo produtivo de software é organizado.
Dessa maneira empresas de software precisam ser flexiveis, criativas, dinâmicas e capazes de entregar produtos rapidamente por motivos de sobrevivência. As empresas que se propõe ao desenvolvimento de software encontram um ambiente extremamente mútavel, com novas tecnologias surgindo a todo momento.
Os produtos inovadores estão inseridos em ambientes de negócios dinâmicos caracterizados pela dificuldade em prever o futuro, incertezas e grandes desafios. Nesse contexto, o modelo tradicional de gestão de projetos tem sido questionado quanto a sua eficácia, e novas competências vem sendo desenvolvidas. Assim, surgem novos paradigmas como as metodologias ágeis, que propõe uma forma alternativa de estruturar o desenvolvimento de projetos. Esses métodos têm por objetivo orientar o processo de produção para responder de forma mais eficiente á dinamicidade do ambiente, que é caracterizada pelo desenvolvimento de software com geração de valor e inovação.
A forma como o ambiente influência o desenvolvimento de software é razão pela qual essas empresas adotam metodologias ágeis ou decidem por metodologias tradicionais. As variáveis impostas pelo ambiente competitivo irão definir as estratégias que devem ser tomadas pela organização de modo que possa honrar seus acordos comerciais, cumprindo cronogramas e desenvolvendo produtos com a qualidade desejável. Em micro e pequenas empresas, observa-se que adoção de mecanismos para a padronização do processo produtivo acabam burocratizando a empresa em excesso, restringindo sua flexibilidade. Segundo O’Connor, quanto menor a empresa, maior a aversão a documentação e burocracia.
...