Habilidades e competências do gestor
Por: Fabricia Couto • 6/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 154 Visualizações
Habilidades e competências do gestor
Atualmente o mercado tem trazido novas tendências nas organizações, onde os gestores lideres vem se adaptando a todas exigência do mercado. Nesta nova geração que está vindo para tendência econômica dentro de um mercado competitivo enfoque, não basta ter o conteúdo ou a ideia, colocar em prática faz toda a diferença.
Isso sim está relacionado com atitude e personalidade, o que por si só não pode ser roubado por ninguém”, Hoje em dia, quando pensamos em conexão entre seres humanos e nas formas de nos relacionarmos, não associamos isso à tecnologia. Porém, já existem iniciativas bastante avançadas que irão transformar nossa forma de trabalhar, inclusive as atividades que envolvem pessoas”, tendo em vista que existe uma quantidade incalculável de dados sobre seres humanos que estão sendo criados, armazenados e analisados. Em algum tempo, poderão prover de informações precisas sobre nós, incluindo nossas reações emocionais, pensamentos e comportamentos. São algoritmos complexos, mas que associados a essa quantidade infinita de dados, nos ajudará imensamente a compreender melhor o comportamento humano.
sabendo que ultimamente é necessário, habilidades e competências para um gestor, podemos afirmar que dentro desta habilidades comportamentais e necessário requisitos criteriosos para seu desenvolvimento dentro de uma estrutura organizacional, para que esta organização consiga trazer resultados efetivos baseado no conhecimento deste gesto, trazendo assim as seguintes habilidades mais pontuadas ultimamente, como por exemplo, a criatividade como competência que ira deferi aquele gestor em um grau de suas competências, como habilidades criativas sendo desenvolvidas através de intervenções deliberadas sob sua forma de capacidade e desenvolvimento, mas somente isso não basta é necessário, a capacitação para seu desenvolvimento de forma mais plena do seu potencial criador e construir um ambiente que valorize e cultive a criatividade, existem poucos profissionais que se jugam criativos neste mercado, com uma ideia e visão errônea sobre a criatividade, a criatividade depende muito mais de transpiração do que inspiração, o que força a ideia de que a reflexão se dá na ação, por isso todos nos apresentamos um certo grau de criatividade, mas para serem desenvolvidas e aprimoradas é necessário, a pratica e o treino.
Uma outra habilidade que se desta em um gesto é a persuasão, que é a tentativa de convencer determinadas pessoas a seguir seu posicionamento, através de exemplo e argumentos bem fundamentados. Ao final de toda a sua explanação, cabe ao outro decidir se concorda com você ou se prefere manter o seu ponto de vista anterior. Ser bem-sucedido ao persuadir resulta no convencimento de forma sutil e não forçada, conduzindo o outro a ter a mesma conclusão que a sua.
Grandes líderes são pessoas persuasivas, pois tentam convencer os outros do que é melhor para a coletividade, sem impor a sua própria opinião. Eles são capazes de criar uma argumentação tão sólida que o convencimento surge de maneira natural como consequência disso. Não é difícil entender por que o poder de influência é tão importante.
Para ser uma pessoa persuasiva, você pode desenvolver ou aprimorar competências e habilidades.
Vejamos quais são as principais: Consciência e respeito ao próximo - quem é persuasivo sabe o poder que possui sobre os outros e, por isso, trata com respeito o próximo, sem procurar tirar vantagem dele, Atenção - Estar atento e ser observador também é uma qualidade dos persuasivos, Afinal, é preciso estar ligado para saber qual é a melhor hora de encaixar os argumentos, Visão a longo prazo - um influenciador não pensa nos efeitos imediatos da sua atitude, mas em quais vão ser os frutos a serem colhidos lá na frente, Sede por conhecimento - se você deseja ser persuasivo, precisa estudar e se atualizar sobre os mais diferentes temas. Só assim vai ter embasamento consistente para convencer os outros, Autoestima - Acima de tudo, o persuasivo possui autoestima, ele acredita no seu potencial e tem na autoconfiança a certeza de que pode reverter qualquer cenário.
Um outro comportamento em destaque para um gestor na atualidade é a colaboração, esta palavra significa trabalho em conjunto, em todo caso é a articulação de um esforço comum em direção a um objetivo maior, o trabalho em equipe se tornou uma importante estratégia de negócios e vem sendo demandado como instrumento para vencer os desafios do novo mundo globalizado. A complexidade crescente destes desafios passa a requerer habilidades multidisciplinares. Desta forma, a imagem popular do gênio solitário vai aos poucos sendo substituída pela crença de que “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Assim, as organizações estão cada vez mais interessadas em promover a colaboração (online ou offline) dentro (intraorganizacional) ou fora (interorganizacional) do seu ambiente de trabalho.
Como também é importante destacar que a essência da adaptabilidade de carreira mostra que o indivíduo deva ter total controle de suas ambições sobre sua vida profissional. Pessoas com baixo controle sobre seu futuro tendem a ter mais dificuldade de adaptar-se, pois são profissionais que só vivem o momento atual, o hoje. Estes profissionais tomam decisões sem medir o impacto no futuro. Já os profissionais que possuem maior gestão sobre seus rumos profissionais tendem a fazer melhores escolhas e com maior êxito. São profissionais que continuamente buscam conhecimento, curiosos e resilientes. As palavras chaves deste momento são: curiosidade, resiliência e pensamento crítico. Acredito que só assim saberemos reagir ao mercado e estar pronto para grandes oportunidades. Saber se adaptar ao processo do tempo, as necessidades de seu cliente e suas aspirações são práticas extremamente necessárias. um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas.
...