Henry Ford
Por: duh_marks • 3/7/2018 • Artigo • 5.519 Palavras (23 Páginas) • 149 Visualizações
HENRY FORD
Administração como Ciência e a Genialidade Produtiva
Alessandro Camacho
Diego Alberto Savassa
Eduardo Marques P. Silva
João Antônio Thomaz
Ronimar Fachini
Professor-Nadia de Sousa Leonardo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0685) – Seminário Interdisciplinar I
10/09/2016
RESUMO
O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.
Palavras-chave: Administração Fordismo Inovação.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo, tem como principal objetivo, abordar a história de vida de um dos mais importantes nomes da indústria mundial. Patriota, Filantropo, Economista e Professor. Ford representou o símbolo da genialidade produtiva e deixou um legado que vale a pena comemorar. Henry Ford, nasceu em 1963 e de simples mecânico passou a um grande Industrial Norte americano.
Ford introduziu inovações importantes na área mecânica, indústria, gestão, vendas a prazo, fomento, retribuição de prêmios, divisão de trabalhos e ainda deixou uma obra publicada resumindo os seus princípios de economicidade e aumento de produção sem estoque de matéria prima.
Seus feitos, fazem parte diretamente do estudo da administração abordada em sala de aula, onde vimos que, o conjunto de teorias apresentadas por Taylor e Fayol, somado aos três princípios desenvolvidos por Henry Ford, tornaram-se as bases para a organização do processo de produção e administração das industrias, em muitas delas até os dias atuais.
Neste trabalho, abordaremos também as definições e história da Industria pré-Fordismo, o surgimento das teorias administrativas, a trajetória de sucesso de Henry Ford, bem como as suas teorias e inovações.
2 DEFINIÇÃO E HISTÓRIA DA INDÚSTRIA PRÉ-FORDISMO
A definição de indústria pode ser, todo o conjunto de atividades produtivas e de transformação realizada de um modo organizado, sempre contando com ajuda de máquinas, ferramentas e a força humana. Dentro dessa definição se enquadram os mais diversos tipos de serviços em épocas e lugares diferentes; de um modo geral toda indústria consiste em transformar matérias-primas em produtos de consumo ou de produção.
Historicamente, o ser humano movido pelo instinto de sobrevivência, já transformava os materiais que dispunha para melhorar a sua qualidade de vida, exemplo disso foi o período paleolítico, onde os grupos humanos começaram a utilizar utensílios feitos de rochas ou chifres de animais, formando objetos pontiagudos para caçarem ou protegerem ao grupo e a si mesmo. A medida que a civilização e sociedade evoluem no tempo, aumenta também a necessidade de consumo de objetos e produtos manufaturados, surgindo assim um grupo social conhecido por artesãos.
...