Hexagrama Sintese
Por: Daianedepaula • 26/4/2015 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 632 Visualizações
Comportamento Organizacional e Comunicação
O hexagrama-síntese é a junção de ideias e teorias de alguns autores que podem nos auxiliar no processo de aprendizagem. É uma forma utilizada para identificar e guardar as contribuições de educadores, nos fornecendo orientação sobre as influencias básicas na educação.
Educação e Conhecimento Útil – Alfred Whitehead
Educação é a pratica daquilo que aprendemos no decorrer de nossas vidas. É o conhecimento adquirido e utilizado através de nossas experiências de vida, porem qualquer outro tipo de conhecimento novo também é importante, pois contribui com nosso crescimento.
Inteligências Múltiplas – Howard Gardner
Destaca que “as pessoas não são iguais”, levando em consideração as diferenças entre elas e assim concluindo que não é possível tratar todas as pessoas baseado num sentido único de inteligência. A partir dessas constatações, iniciou uma serie de reflexões, chegando a um conceito mais ampliado e com isso, estabeleceu um conjunto de inteligências, que são consideradas potenciais, capacidades individuais, podendo ser ou não ativados, dependendo dos valores de determinada cultura. Em geral nos ensina que devemos respeitar e aceitar melhor as diferenças.
Educação Crítica – Paulo Freire
É baseada na reflexão crítica sobre o homem, desenvolvida a partir de seus questionamentos sobre sua existência no mundo. Sua técnica é a solução de problemas, conhecida como educação problematizante. É a conexão direta entre o estudar e aprender com o nosso dia-a-dia, é a busca de respostas para compreender tudo àquilo que observamos.
Aprendizagem Organizacional – Peter Senge
É uma organização de aprendizagem, composta por um grupo de pessoas com um objetivo em comum e por cinco componentes fundamentais para a harmonia da convivência em grupo.
Inteligência Emocional – Daniel Goleman
. É saber administrar e controlar nossos sentimentos e emoções, buscando sempre um equilíbrio.
Maiêutica – Sócrates
Ensina-nos a grande importância do papel dos mestres, não apenas pelos ensinamentos que levaremos para a vida toda, mas também por contribuírem com nosso crescimento, nos capacitando para gerar nossos conhecimentos próprios.
Enfim, ao analisarmos todos esses conceitos podemos perceber bases essenciais para a formação de qualquer indivíduo, inclusive para ser aplicado dentro de uma organização. Observa-se que todo o indivíduo com conhecimento básico pode ter um futuro promissor e brilhante, sabendo adaptar-se melhor, relacionar-se melhor e absorver melhor todos os tipos de informações que contribuam para seu crescimento. Com seus objetivos definidos claramente consequentemente contribuirá para uma sociedade melhor.
...