TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico de Liderança

Trabalho acadêmico: Histórico de Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

Histórico de Liderança

O fenômeno da liderança está presente desde o surgimento das mais primitivas formas de aglomerados humanos. Estudos antropológicos efetuados, tendo como base povos primitivos, concluíram que o líder é elemento presente em praticamente todos os aglomerados humanos, independente dos aspectos culturais e da complexidade de arranjos sociais e organizacionais. Esses estudos também indicam que, mesmo na ausência de estruturas hierárquicas formais, sempre existem pessoas que tomam a iniciativa pela ação e desempenham papel principal nos processos de tomada de decisão de seus respectivos grupos sociais. A necessidade, portanto, de uma figura que se destaque dentre os demais elementos de um grupo social qualquer, com capacidade para conduzi-lo, de forma voluntária, na consecução dos seus objetivos, tem sido fundamental para a subsistência.

A produção de conceitos e princípios escritos de liderança são uma constante desde a emergência da civilização. Registros foram encontrados em hieróglifos do Egito antigo, bem como em trabalhos de autores greco-romanos clássicos como Homero, Platão, Cícero, Plutarco e Marco Aurélio. No mundo oriental, a relevância da liderança é enaltecida em obras de pensadores chineses. Em comum, esses trabalhos apresentavam as responsabilidades dos líderes e como eles deveriam se comportar.

A palavra liderança, como nós a empregamos atualmente no mundo ocidental, tem sua origem no século XIX. O ponto de inflexão para a incorporação de entendimento mais sofisticado e conceitual ao termo pode ser creditado à Revolução Industrial, quando a estrutura fabril exigiu o desenvolvimento de comportamentos inovadores entre donos, capatazes e empregados, a fim de aperfeiçoar os processos de produção. Nesse contexto, o relacionamento entre chefe e empregados era perversamente tirânico e visava puramente assegurar o máximo de eficiência nas linhas de montagem, por meio da realização de tarefas repetitivas por parte dos empregados, pouco importando o valor agregado da capacidade intelectual, criatividade ou iniciativa dos mesmos. Isto propiciou que os entendimentos de liderança se voltassem para assegurar tal eficiência, tornando os ambientes de trabalho altamente impessoais.

Conceito de Liderança

Liderar significa dirigir na condição de líder e liderar é sinônimo de guia, chefe. Este termo, porém, tem assumido outros sentidos quando remetemos sua significação às relações de trabalho que se estabelecem nas organizações.

De acordo com as reflexões feitas sobre liderança nos tempos atuais, e com base nos estudos das relações interpessoais efetivadas no ambiente de trabalho, este termo é conceituado de uma forma mais ampla e aprofundada do que simplesmente guiar ou chefiar.

Enfim, com base nestas ideias, é considerado líder todo aquele que influência na construção de ideias de um grupo de pessoas, fazendo com que estas mudem suas mentes com relação a determinados assuntos por aderirem às concepções e às representações destas pessoas, propositadamente ou não.

A liderança, porém, pode manifestar-se de duas maneiras, através do poder ou da autoridade. Um líder instituído, alguém que ocupe um cargo e execute sua função, pode simplesmente utilizar-se de poder: “a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”, ou pode constituir-se como autoridade: habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Liderança Educacional

A liderança bem sucedida é uma questão de aprendizagem, de respeito às pessoas e de fazer a coisa certa no tempo certo e devido. Maxwell chama a atenção para a importância de líderes que desenvolvem líderes, que desenvolvem outros líderes. Esses líderes são aqueles que focalizam sempre os aspectos fortes dos liderados, investem tempo nos outros e não têm medo de perder o poder ou de ser substituído.

O processo gestor é integral, envolvendo o lidar e liderados. O gestor lida com inúmeras informações, com a tomada de decisões, a imprevisibilidade e uma ampla rede de comunicação. Nesse processo, os líderes educacionais democráticos, participativos e pró-ativos têm um papel impulsionador e decisivo nas transformações, articulando e adaptando as instituições às questões inovadoras e imprevisíveis, sem, contudo esquecer sua missão principal.

Uma das formas de lidar com essa realidade é entender a Educação como um processo no qual a competência é levada a efeito, para líder e liderados, através da contextualização e da interdisciplinaridade.

Nesse sentido, o líder em educação lidera líderes e líderes em potencial. Um dos seus importantes papéis é mobilizar pessoas para que aprendam, constantemente, aprimorem seu desempenho e atuem como líderes na implementação da gestão e da política educacional. Para isso, ele se empenha em desenvolver habilidades da equipe, identificar e comunicar valores e o potencial de cada um, possibilitando, desta forma, uma motivação permanente. Ele oferece estímulo, monitoramento, opiniões e oportunidades para desenvolvimento pessoal continuado; sincroniza esforços coletivos para: desenvolver processos e estratégias; vencer desafios; prever necessidades; antecipar e provocar mudanças necessárias, visando processos e resultados positivos.

Para tanto, o líder em educação precisa superar a si próprio. Processos e resultados são modificados continuamente. Por exemplo, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com