INFLUÊNCIA DA IDEOLOGIA VERDE E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VEGANO: ESCOLHAS POR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Por: Ricardo_1973 • 30/8/2019 • Artigo • 5.903 Palavras (24 Páginas) • 169 Visualizações
___________________________________________________________________________
INFLUÊNCIA DA IDEOLOGIA VERDE E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VEGANO: ESCOLHAS POR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Ricardo Dias Leão 1
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RESUMO
Este artigo tem por objetivo analisar a existência da influência gerada pela ideologia verde e o comportamento do consumidor vegano, quanto à opção de escolhas por produtos sustentáveis. Para tanto, realizou-se levantamento netnográfico e pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, baseando-se na análise crítica de artigos que abordam o tema. Sendo utilizada pesquisa on-line, artigos e livros destinados à área afim da pesquisa, com o intuito de causar um maior aprofundamento do tema. A análise apresentada demonstra que a ideologia verde está intrinsecamente relacionada ao comportamento do consumidor vegano, quanto ao consumo por produtos sustentáveis.
Palavras-Chave: Ideologia verde; Comportamento; Consumidor vegano; Sustentabilidade; produtos sustentáveis.
ABSTRACT
This article aims to analyze the existence of the influence generated by green ideology and vegan consumer behavior, as the option of choice for sustainable products. To this end, there was netnographic survey and literature review of descriptive, based on the critical analysis of articles on the topic. It is used online research, articles and books for the related area of research, in order to cause the topic more deeply. The analysis shows that green ideology is intrinsically related to the vegan consumer behavior regarding the consumption of sustainable products.
Keywords: Green ideology; behavior; Vegan consumer; sustainability; sustainable products.
INTRODUÇÃO
O artigo traz a luz um tema pouco explorado e que vem tomando corpo e robustez na atualidade. Ideologia verde, consumo sustentável e veganismo são linhas de pensamento ideológicas que comungam da mesma esfera de atuação, preocupação com o meio ambiente, consumo por produtos sustentáveis e com a preservação. Presume-se que uma recente transformação no pensamento ambientalista, no que tange a crescente percepção social, econômica e política do impacto ambiental dos atuais padrões de consumo e a emergência de um público potencialmente denominado vegano na principal corrente da ideologia verde, vem vigorando e mudando o pensamento, para o mundo, em prol da sustentabilidade. Esse ponto de vista é claramente evidenciado pela vasta corrente teórica apresentada neste artigo. Analisar correntes ideológicas e seu comportamento a partir de uma abordagem orientada pelo consumo traz inúmeras implicações, não apenas para o âmbito social, tão pouco para as políticas ambientais, mas também em termos de novas possibilidades de ações.
_______________________________
1 Mestrando em Administração (Universidade FUMEC); Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (Universidade FUMEC); Graduado em Administração (Universidade FUMEC), Belo Horizonte/MG.
Canclini (1996) traz para o debate a hipótese de que, ao selecionarmos e nos apropriarmos de todo e qualquer bem, seguimos uma definição do que consideramos publicamente valioso. O autor propõe uma compreensão do consumo e do comportamento do cidadão de maneira conjunta e inseparável, tomadas como processos culturais, encarando-os como práticas sociais que dão sentido de pertencimento.
As consequências de uma crescente participação através do consumismo em prol da cidadania: “as críticas apocalípticas ao consumismo continuam sublinhando que a forma individualista dos consumos tende a que nos desconectemos, como cidadãos, das condições comuns, da desigualdade e da solidariedade coletiva” (CANCLINI, 1996).
No que tange ao desenvolvimento sustentável, este vem de encontro à crise ambiental atual e, mais particularmente, a dificuldade que algumas vertentes de se reverter o impasse gerado pelo conflito entre desenvolvimento e meio ambiente. E o distanciamento e reflexos gerados por esse conflito, das lógicas ambientais e das várias vertentes de pensamento sustentáveis, vêm brotando de forma sistêmica na atualidade, como, por exemplo, a ideologia de consumo do público vegano.
A corrente vegana ressalta a necessidade de uma alimentação mais saudável, mas respeitando a vida animal. Fox (1999), propõe o mesmo discurso que o veganismo é uma filosofia de respeito à vida não humana, reconhecendo o direito a uma vida digna a seres sencientes2.
O vegetarianismo é mais do que uma dieta, que representa uma consciência particular sobre as questões fundamentais que envolvem a violência, as nossas obrigações diferentes para com os outros (humanos e não humanos) e para com o planeta em que vivemos. A teoria do "vegetarianismo profundo" é realmente uma abordagem à "estrutura profunda" das muitas vertentes de pensamento diferentes que convergem e se expressam na nossa escolha para rejeitar a violência e para abraçar o parentesco com todos os seres sencientes como parte de nossas vidas diárias (FOX, 1999).
Nesse sentido e quanto aos temas apresentados, ter-se-á nesse artigo um inédito estudo sobre o processo ideológico verde e o grau de influência gerado no comportamento do consumidor vegano, inclusive em sua relação de consumo por produtos sustentáveis.
Este artigo tem como objetivo geral: Analisar a relação existente de influência da ideologia verde, quanto ao consumo sustentável e o consumidor vegano. E, consequentemente, como objetivos específicos: Analisar os principais conceitos de ideologia verde como comportamento sustentável; citar os principais conceitos de desenvolvimento sustentável e consumo vegano e; relacionar a relação existente de influência da ideologia verde e as principais escolhas pelo consumo por produtos sustentáveis.
O artigo buscou responder os questionamentos com referência a seguinte temática: Existe relação de influência entre o consumo sustentável e o consumidor vegano?
REFERENCIAL TEÓRICO
Ideologia verde
Ideologia verde é aquele pensamento que têm como principal foco a preocupação com o meio ambiente e comunga da ideia para um mundo melhor. Por outro lado, este tipo de consumidor dá preferencia a produtos que contribuam de alguma forma para a causa ambiental, ou seja, favoreçam a práticas ideologicamente sustentáveis.
...