Informática Básica Inclusão Digital
Por: Wellington Luiz • 16/2/2019 • Projeto de pesquisa • 2.611 Palavras (11 Páginas) • 171 Visualizações
Escola Profissional Fundatec EPF
Informática Básica
Inclusão Digital
Wellington Luiz de Assis Oliveira
Alexandre Oliveira Cardoso
Porto Alegre
2018
Sumário
1. Democratização da tecnologia 5
1.1. Idosos no mundo digital 6
1.1.1. Inclusão e tecnologias para pessoas com necessidades especiais 7
2. O desafio da inclusão digital no Brasil 8
Conclusões 10
Referência(s) 11
Índice de Figura(s):
Figura 1 – A rede 5
Figura 2 idosos na internet 6
Figura 3 Stephen Hawking 7
Figura 4 Brasil conectado 9
Índice de Tabela(s):
Tabela 1 Índice de países com maior acesso as ITICs 8
Democratização da tecnologia
Figura 1 – A rede
[pic 1]
Fonte: portal-arede-educa-UAB-e-a-democratizacao-do-ensino-superior
Denominamos inclusão digital a busca de possibilitar o acesso ás tecnologias de informação, comunicação e as ferramentas digitais para todos os cidadãos, sendo principalmente as de baixa condição financeira, para que elas posam desfrutar de pesquisas, enviar e-mails, se localizar, fazer uso das redes sociais e a usando como facilitador de tarefas.
Com o progresso da tecnologia nos anos atuais, o mundo foi sendo tomado pelo universo digital e em conjunto com a tendência a ter cada vez mais serviços disponíveis através da internet o “homem digitalmente incluído” passa a ter mais qualidade de vida, tanto na vida profissional quanto na pessoal, ganhando mais tempo fazendo uso de inúmeras facilidades que essa tecnologia oferece como por exemplo: compras em lojas virtuais e supermercados online que entregam essas compras em domicilio, fazer o pagamento de variadas despesas online, programar viagens nacionais e internacionais até mesmo educação a distancia (EADs) entre muitos outros.
Existem três requisitos básicos para que haja uma inclusão digital sendo um equipamento para que se possa fazer a conexão, acesso à internet (sistema global de redes de computadores interligadas) e o conhecimento sobre as ferramentas da internet, porém não basta apenas uma pessoa ter um computador conectado à internet para que a mesma seja tida uma incluída digital pois do que serve ter os instrumentos e não saber o que fazer com eles.
Idosos no mundo digital
Quando se fala de internet, mundo digital e tecnologias para as novas gerações em sua grande parte isso não apresenta ser nenhum obstáculo, mas será que é mesmo para os idosos?
Figura 2 idosos na internet
[pic 2] Fonte: fisioterapiapersonalizada.wordpress.com/2012/04/06/os-idosos-na-internet
É típico que grande parte das gerações antigas apresentem mais dificuldade de aprender ou até mesmo receio de danificar os aparelhos eletrônicos o que acaba os afugentando de fazer parte desse universo digital, ficando muitas das vezes excluídas diante da tecnologia, mas mesmo com tantas dificuldades a serem enfrentadas a terceira idade não quer ficar para trás, dotados de toda capacidade e com muita disposição estão provando que querem entrar de vez no mundo da tecnologia segundo a pesquisa do IBGE:
Uma pesquisa do IBGE comprova que, ao contrário do que se imagina, os idosos usam cada vez mais a internet. Em cinco anos, o número de pessoas acima de 60 anos que acessam a rede mais que dobrou: eram 5,7% em 2008, superados pelos 12,6% em 2013. Outra pesquisa de 2015, realizada pela AVG Technologies em diversos países, incluindo o Brasil, descobriu que o celular é o dispositivo mais utilizado entre os idosos, abrangendo 86% dos entrevistados. 76% deles utilizam o Facebook e apenas 9% não usam nenhum serviço de comunicação.
Repórter Unesp, Alexandre Wolf, Bárbara Christan, Daniela Leite. Inclusão digital na terceira idade aumenta no Brasil nos últimos 5 anos. Disponível em: http://reporterunesp.jor.br/2016/04/06/inclusao-digital-na-terceira-idade-aumenta-no-brasil-nos-ultimos-5-anos/. Acesso em: 03 de março de 2018.
Devemos incentivar as gerações mais antigas a se incluírem nessa rede digital, pois é possível aprender em qualquer idade e as vantagens são inúmeras para os idosos oferecendo uma qualidade de vida maior, tanto social como cultural e tecnológica, melhora a autoestima expandindo suas formas de comunicação com parentes, amigos e etc.. Além de exercitar o cérebro, estimula a estarem por dentro das atualidades e a compreenderem melhor o que acontece a sua volta e no mundo.
Inclusão e tecnologias para pessoas com necessidades especiais
É nosso dever nos atentarmos para pessoas com deficiências e necessidades especiais que passaram por um longo processo de esquecimento e exclusão em diversos ambientes tanto sociais quanto digitais, ocasionando uma profunda vulnerabilidade na sociedade atual, portanto a inclusão digital desses cidadãos é de extrema importância uma vez que gera grandes oportunidades e o desenvolvimento benéfico que essa inclusão dispõe, no entanto são frequentemente ignorados quando se pensam em políticas públicas de inserção digital.
A acessibilidade para pessoas deficientes ainda é um grande problema das cidades, a começar por espaços como escolas que não possuem meios para que essas pessoas tenham facilidade de acesso, portanto a primeira coisa a se fazer é a modificação desses espaços físicos, para atender adequadamente todos os alunos que queiram aprender bem como se incluirem e sejam portadores de qualquer tipo de deficiência, o objetivo do ensino inclusivo deve ser na capacidade de educar sem discriminar ninguém, oferecendo uma escola que saiba lhe dar com a diversidade, respeitando sempre suas diferenças construindo assim uma sociedade mais democrática e acolhedora com todos.
...