Introdução a Economia AD1
Por: gisa.bcosta • 19/2/2017 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
1) Um importante princípio sobre o funcionamento da economia diz que o comércio pode ser bom para todos os agentes envolvidos. Defenda esse ponto de vista.
Para o funcionamento da economia é importante comerciar, porque são nos tramites do comércio que ocorrem à oferta e a procura por bens e serviços que sejam mais acessíveis ou vantajosos, criando uma permutação (troca) de bens para as classes negociadoras (Famílias, Empresas e Governo). Através disso conduz benefícios para o desenvolvimento da sociedade, onde posso destacar: a baixa de preços, a especialização humana, crescimento na oferta de empregos e maior possibilidade e capacidade de compra.
2) Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse”. Essa famosa passagem está no livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith. Comente-a levando em conta os conceitos teóricos apresentados pelo autor.
Essa passagem mostra o quanto à influência tem poder na nossa tomada de decisão, e nos mostra também que será maior a possibilidade de adquirirmos algo quando estimulamos a capacidade de outros para nos dar aquilo de que precisamos, ou seja, através de uma tendência, ter habilidade para trocar uma coisa por outra coisa expressando suas vantagens em proveito de necessidades próprias.
3.a) Usando o conhecimento do material didático e outras fontes bibliográficas, apresente a definição de custo de oportunidade.
Dentro de uma Empresa ou até mesmo em nossas vidas, somos direcionados a tomar decisões, e diante de várias opções de caminhos que podemos seguir escolhemos apenas um, deixando para trás outros caminhos que mais a frente poderão ser perceptíveis como uma melhor opção. O Custo de Oportunidade seria o que deixou de ser adquirido em questões benéficas e rentáveis em detrimento das escolhas feitas com relação as não feitas.
3.b) Tendo por base esta definição, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade de sua casa? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente.
Para que Gisele tomasse a decisão de pintar a grade de sua casa houve uma busca em suprir uma necessidade desse determinado objeto. Com toda certeza foram criadas alternativas de decisões desde a cor que será pintada a grade, o custo do serviço, quem seria o executor do serviço, entre outros. Mas, um ponto muito mais além, pode dar a ela a alternativa de trocar a grade por outro material que fosse mais resistente ao tempo e que algo longo do prazo lhe daria um menor custo e um maior benefício ou não pintar a grade, seria onde entra o Custo de Oportunidade. Através dessa nova alternativa Gisele poderá obter informações imprescindíveis para sua tomada de decisão, como: em quantos anos teria que ser pintada a grade novamente, quais os custos e prejuízos financeiros que lhe traria, quanto lucraria em obter uma grade com outro material mais resistente, o que os prejuízos do meio ambiente traria para cada tipo de material ou o porquê deveria ser pintada a grade ou até mesmo uma opção de deixa-la como está. Com o custo de Oportunidade definido Gisele decidiu não pintar a grade, porque pode ter sido exposto, por exemplo, que a grade duraria em perfeito estado por mais 10 anos, o que lhe permitiria não ter prejuízo nesse período com a grade.
...